São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Glasgow, o passado está em todo lugar

LUÍS FRANCISCO CARVALHO Fº
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Em Glasgow,o passado está em todo lugar
Glasgow é berço da Revolução Industrial. Seu porto mantinha relações importantes com as colônias norte-americanas e se tornou mundialmente conhecido pela produção naval e pelo comércio de tabaco e de tecidos.
Por outro lado, a cidade também foi pioneira no que diz respeito aos efeitos da decadência do império britânico.
A população da cidade diminuiu desde o fim do século 19 e só a partir de 1990, quando recebeu o título de capital cultural da Europa, Glasgow voltou a experimentar tempos de prosperidade.
A Universidade de Glasgow (fundada em 1451) é a segunda mais antiga da Grã-Bretanha. Está encravada na cidade e é visita quase obrigatória.
Além do ambiente gótico do prédio principal de seus labirintos esculpidos em pedra, a área universitária tem como atração a Hunterian Art Gallery e a chamada Mackintosh Wing.
Esta é uma ala do museu que reproduz o interior da casa do arquiteto e designer Charles Rennie Mackintosh e reúne exemplares belíssimos dos móveis que ele desenhou e fabricou.
Outra atração antiga, mas do lado oposto, próxima ao centro, é a catedral de sua necrópole. A região comercial mais sofisticada de Glasgow fica na Buchanan Street.
Nas proximidades de Glasgow há um museu requintado que expõe a coleção de arte do milionário William Burrell.
São mais de 8.000 itens adquiridos por ele em vida e deixados como herança para a cidade. O acervo hoje é formado por cerâmicas chinesas e telas francesas (Degas, Rodin etc) do século passado. O museu é moderno e muito bem concebido.
O ambiente universitário e industrial fez de Glasgow um lugar rico em bares e restaurantes. Ótimas sopas (especialmente a "Cullen Skink"), pratos à base de carne de carneiro e salmão fazem parte do cardápio tradicional dos restaurantes da Escócia.
Entre os melhores e mais acolhedores restaurantes de Glasgow estão o Ubiquitous Chip (12, Ashton Lane, tel. 334-5007) e o Café Gandolfi (64, Albion Street, tel. 552-6813).
Glasgow é famosa por sua variedade de pubs. Os mais conhecidos entre a população local são o Babbity Bowster e o The Scotia Bar. Este último tem ainda shows de música folclórica ao vivo.
(LFCF)

Texto Anterior: Tradição dá um toque especial ao uísque
Próximo Texto: Escoceses consultam colecionador de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.