São Paulo, sexta-feira, 2 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC não vai votar Orçamento

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O candidato tucano à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, voltou ontem a criticar o Congresso por não votar o Orçamento de 94. Ele próprio não compareceu.
Embora FHC seja senador pelo PSDB de São Paulo e estivesse em Brasília na terça-feira, ele não foi ao Congresso para votar.
"Eles não estão afinados com o Brasil", disse FHC sobre os parlamentares. "Não tem cabimento apresentar emendas ao Orçamento a esta altura do campeonato para pulverizar recursos", completou.
O candidato visitou ontem a Estação Ecológica de Águas Emendadas (a 40 km de Brasília).
Na reserva, é possível observar um dos maiores fenômenos hidrográficos do mundo –um mesmo lençol freático dá origem a rios que formam a Bacia do Prata e parte da Bacia Amazônica.
Acompanhado de duas ecologistas, FHC afirmou que, se eleito, terá "muito empenho" em ampliar áreas de preservação da fauna e da flora.
FHC voltou a negar o uso da máquina do governo para favorecer a sua candidatura. Irônico, disse que "o presidente Itamar Franco não tem vocação para maquinista".
Segundo FHC, suas constantes visitas a Itamar não significam que ele seja o candidato oficial. "Sou o candidato do PSDB e visito o presidente porque gosto dele e de ouvir seus conselhos", disse.
Apesar de ter deixado o Ministério da Fazenda há mais de 150 dias, FHC continua a fazer projeções sobre a inflação.
Mais uma vez deixando claro que o Plano Real é a sua principal plataforma eleitoral, ele disse ontem que a inflação de setembro não vai ultrapassar os 2%.
Em agosto, o IPC-r, índice criado pelo governo para verificar a inflação em real, registrou um aumento de preços da ordem de 5,46%.
Na avaliação da cúpula da campanha de FHC, em setembro, a inflação será mais baixa porque os índices não estarão mais "contaminados" pelos aumentos de preços verificados na véspera da implantação do plano econômico.

Texto Anterior: Caso pode prejudicar assessor
Próximo Texto: FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.