São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laudo do Adolfo Lutz diz que toxina dos amendoins é "preocupante"

ALESSANDRA BLANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Instituto Adolfo Lutz enviou à vereadora Aldaíza Sposati (PT) na sexta-feira laudo com explicações sobre as bactérias e microorganismos apresentados pela Secretária Municipal de Abastecimento de São Paulo como suposto motivo de contaminação de 71 alimentos.
O laudo informa que as aflatoxinas são toxinas produzidas por algumas espécies de fungos. Experiências com animais teriam revelado sua capacidade cancerígena. Em seres humanos ainda não existem estudos conclusivos.
O teor de fluoreto acima do especificado na água mineral Sarandi pode causar problemas ósseos, dependendo da quantidade ingerida.
Mesófilas, leveduras e coliformes fecais não causam mal à saúde, apenas podem indicar a deterioração do produto.
Segundo o laudo, o produto só pode ser considerado "inaceitável para o consumo" quando coliformes fecais, mesófilas e leveduras atingirem cem vezes o limite estabelecido por lei, mas os laudos da prefeitura não permitem esta conclusão.
O fato de estar acima do limite indica apenas que não possui a qualidade higiênica necessária.
Excesso de açúcar, resíduos minerais fixos, ferro em níveis baixos, lipídio acima do permitido e proteína abaixo do permitido não causam mal à saúde.
O dióxido de enxofre pode ocasionar reações alérgicas em pessoas sensíveis, mas é permitido como aditivo em alguns alimentos.
O Bacillus cereus, encontrado no suco artificial Sabia, não causa problemas porque as condições de acidez e umidade do produto não permitem seu desenvolvimento e sobrevivência.
Já o Staphylococcus aureus é apresentado como bactéria normal na superfície corpórea e na região do nariz e garganta do homem.
Esta bactéria, encontrada na linguiça Florentina, pode provocar infecções intestinais, mas desaparece em altas temperaturas. (Alessandra Blanco)

Texto Anterior: Lei pode desalojar morador de ponte
Próximo Texto: Drogas monopolizam Vara dos Menores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.