São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é Telê Santana

DA REDAÇÃO

O mineiro Telê Santana da Silva nasceu no dia 26 de julho de 1931 em Itabirito.
Dono de um currículo invejável como jogador e técnico de futebol, Telê já foi chamado de "Fio de Esperança", "pé frio" e "melhor treinador do Brasil".
Começou sua carreira no time juvenil do Fluminense (Rio de Janeiro) como atacante. Foi nesta posição que se tornou campeão carioca em 1950.
Quando, no ano seguinte, passou à equipe titular, porém, foi escalado na ponta-direita. Naquele ano, sua equipe conquistava o título carioca com dois gols de Telê na final contra o Bangu.
Jogador técnico e de bom preparo físico, com excelente noção de posicionamento dentro de campo, passou a ser chamado de "Fio de Esperança". Fio pelos seus apenas 57 kg. Esperança por seus atributos como jogador.
Telê atuou no Fluminense até 1962. Passou ainda pelo Madureira, Guarani e encerrou a carreira de jogador no Vasco, em 1965.
A trajetória como treinador começou também nas divisões juvenis do Fluminense, em 1967. Dois anos mais tarde, assumia interinamente a equipe principal, pela qual ganhou o Capeonato do Rio de Janeiro. Foi, então, confirmado no cargo.
Telê Santana foi campeão regional nos quatro principais Estados do país. Em Minas Gerais, venceu com o Atlético-MG (70 e 88).
No Rio Grande do Sul, com o Grêmio (1977). Foi bicampeão paulista pelo São Paulo (91 e 92), além de campeão carioca com o Fluminense. E campeão brasileiro no Atlético-MG (71) e no São Paulo (91).
Ainda assim, foi chamado de "pé frio" depois de perder duas Copas do Mundo, e, 1982 e 1986.
Entre os dois Mundiais, passou pela Arábia Saudita.
Há quatro anos no São Paulo, Telê vive o ponto mais alto de sua carreira. Bicampeão da Libertadores e do Mundial Interclubes (92 e 93), o técnico enterrou de vez a fama de "pé frio" para ser considerado por muitos o melhor técnico do país.

Texto Anterior: Telê planeja dispensas para reerguer São Paulo
Próximo Texto: Parreira estréia na Espanha 'sem referências'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.