São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conselho de Segurança condena muçulmanos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Conselho de Segurança da ONU manifestou anteontem inquietação pela mobilização de tropas do governo majoritariamente muçulmano da Bósnia.
A declaração parece ter sido uma tentativa de acalmar a Rússia, tradicional aliada dos sérvios no conflito com os muçulmanos.
Há duas semanas havia um enfrentamento no conselho entre posições da Rússia e dos países que respaldam o governo bósnio.
Em outro comunicado, o conselho condenou os sérvios bósnios por violências étnicas cometidas em Bijeljina (noroeste da Bósnia).
Moscou insistiu no mês passado que toda declaração sobre a Bósnia incluísse condenações idênticas e específicas à }limpeza étnica praticada pelos sérvios e às ações militares dos muçulmanos.
O lider liberal russo Iégor Gaidar tentou ontem por três horas convencer líderes sérvios da Bósnia a firmarem um acordo de paz.
Segundo um representante das forças de proteção da ONU, tropas bósnias conseguiram ontem fazer retroceder o cerco sérvio ao encrave muçulmano de Bihac.

Texto Anterior: Sérvios voltam a negar garantias para visita do papa a Sarajevo
Próximo Texto: Sarajevo, onde começa e termina o século 20
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.