São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo chama metalúrgicos e empresas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DA

Agência Folha
Os ministros Ciro Gomes (Fazenda), Alexandre Dupeyrat (Justiça) e Marcelo Pimentel (Trabalho) vão se reunir hoje em Brasília com empresários e trabalhadores para tentar chegar a um acordo sobre a greve. A reunião foi convocada após encontro com o presidente Itamar Franco.
Às 9h, os ministros se reúnem com os representantes do Sindipeças (Sindicato das Indústrias de Autopeças); às 14h, com a Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores); e às 16h com os trabalhadores. No final da tarde os três ministros voltam a ser reunir com o presidente Itamar.
Ontem, terceiro dia de greve, o movimento ganhou a adesão de 2.700 funcionários da TRW. Segundo o sindicato dos metalúrgicos, 70 mil estão parados.
O presidente da entidade, Heiguiberto Navarro, o Guiba, afirmou que se não houver acordo a greve será ampliada.
Os metalúrgicos reivindicam abono equivalente a 40 horas de trabalho e a antecipação da data-base da categoria para novembro. O sindicato abriu mão do reajuste mensal previsto no último acordo.
Ontem pela manhã, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e diretor da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, se reuniu com Guiba.
O Sindipeças entrou no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) com pedido de instauração de dissídio coletivo –julgamento da legalidade– da greve dos metalúrgicos do ABCD.
Os funcionários da General Motors, em São José dos Campos, decidiram em assembléia suspender a greve para aguardar o resultado das negociações.
Os trabalhadores do porto de Recife (PE) entram em greve hoje reivindicando aumento de 56,08% e a reposição da inflação em real. A administração do porto oferece 3,8%.

Texto Anterior: Ciro insunua acordo entre montadoras e metalúrgicos
Próximo Texto: Centrais fazem plenária hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.