São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 1994 |
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Americanos inventam thriller fisiológico
CÁSSIO STARLING CARLOS
"Blink" traz a estonteante Madeleine Stowe como uma violinista cega que recebe uma doação de córneas e passa a ser perseguida por um psicopata obcecado por vítimas transplantadas. O esquema da jovem deficiente perseguida por maníacos homicidas já rendeu outros trillers pouco memoráveis como "Um Clarão nas Trevas", com Audrey Hepburn, "Terror Cego", com Mia Farrow, e o mais recente "Jennifer 8 - a Próxima Vítima", com Uma Thurman. A repetição da trama não é propriamente o defeito de "Blink". O pior é sua condução burocrática estar nas mãos de Michael Apted. As interessantes imagens iniciais da visão turva de Emma Brody, por exemplo, caem no abandono em vez de criar a armadilha do suspense. A tensão se dissolve à medida que o olhar de Emma vai ganhando em nitidez. Estrelado pela musa de Tom Cruise –Nicole Kidman, nada mal– e pelo muso de Kim Basinger –Alec Baldwin, muito mal–, "Malícia" recupera a situação básica que fez dos filmes noir dos anos 40/50 um gênero mitológico. Encarnando um protótipo de personagem eternizado por Veronica Lake e Lana Turner, Kidman interpreta a mulher que tem como único objetivo arruinar os homens. Do marido com ar bobão ao amante de perfil sedutor, ninguém escapa à teia armada por ela. Nada de muito excitante, porém, se comparado ao que Kathleen Turner fazia com William Hurt em "Corpos Ardentes". O diretor Harold Becker, que já assinou inversões de papéis muito mais maliciosas em "Vítimas de uma Paixão" parece interessado apenas em criar pistas falsas. Em meio à confusão o argumento fisiológico –aqui, uma gravidez tubária– assume a função de disfarce para a criminalidade latente. O curioso nestas novas produções é o fato de elas recorrerem a distúrbios corporais para justificar a irrupção da criminalidade. Antes, a fonte do mal dispensava justificativas, era institual, básica, o que também garantia a manifestação do erotismo, comercialmente valiosa. Depois de Sharon Stone, a sensualidade associada ao mal, à malícia, já não se manifesta como pulsão. O organismo é que se tornou doente. E o mal perde sua sedução para assimilar razões científicas. Sinal dos tempos. Vídeo: Blink - Num Piscar de Olhos Direção: Michael Apted Elenco: Madeleine Stowe, Aidan Quinn Vídeo: Malícia Direção: Harold Becker Elenco: Nicole Kidman, Alec Baldwin Lançamentos: Video Arte (tel. 011/575-6996) Texto Anterior: CD é arma de combate cultural Próximo Texto: Mestre Ernst Lubitsch estréia nas locadoras com comédia menor Índice |
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