São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fred e Rita dançam Cole Porter em "Ao Compasso do Amor"

O protagonista do filme, Fred Astaire

RUY CASTRO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Fred Astaire e Rita Hayworth tinham tudo para ser a maior dupla dançante do cinema –mais que Fred e Ginger (Rogers), Fred e Cyd (Charysse) e quantas outras. Rita era uma bailarina nata (seus pais formaram uma dupla famosa nos anos 20) e seu fogo era o contraponto ideal à sofisticação de Astaire.
Mas eles fizeram só dois filmes juntos: "Ao Compasso do Amor", em 1941, que acaba de sair no Brasil pela LK-Tel, e, no ano seguinte, "Bonita Como Nunca". Pena que, naquela época, Fred estivesse por baixo. A Columbia não quis gastar dinheiro com "Ao Compasso do Amor". Quando decidiu gastar, em "Bonita Como Nunca", a MGM levou Fred, e fim da dupla.
Em "Ao Compasso do Amor", as canções são de Cole Porter. A associação Porter/Astaire já produzira "Night and Day", em "A Alegre Divorciada" (1933), e "Begin the Beguine", em "Melodia da Broadway" (1940). Cole e Fred iam tão bem juntos quanto caviar e champanhe. Não podia falhar.
Pois, para "Ao Compasso do Amor", Porter compôs, entre outras, "Dream Dancing", "Since I Kissed My Baby Goodbye" e "So Near and Yet So Far". Três grandes canções –mas, quanto às duas primeiras, só se ficou sabendo que elas eram grandes quando outros cantores, como Bobby Short e David Allyn, as gravaram, décadas depois.
Porque, no filme, elas foram lamentavelmente esnobadas. "Dream Dancing" é ouvida apenas em instrumental, como fundo de uma sequência de comédia, e "Since I Kissed..." perdeu-se na coreografia pouco inspirada de Robert Alton, que, em todo o filme, deu poucas chances a Astaire e nenhuma a Rita.
A única canção a explodir na tela é "So Near and Yet So Far", em que Fred e Rita fazem o capeta com ela. Daí apenas esta ter sobrevivido ao filme para tornar-se um dos muitos standards de Cole Porter.
Com raras exceções, os enredos dos filmes de Fred têm a espessura de um fio de cabelo. O que os tornam inesquecíveis são as canções e os números de dança. "Ao Compasso do Amor", inferior nesse departamento, é diferente: ficou lembrado pela participação do lendário humorista e comediante Robert Benchley, roubando todas as cenas em que aparece.

Vídeo: Ao Compasso do Amor (You'll Never Get Rich)
Elenco: Fred Astaire, Rita Hqyworth, Robert Benchley
Direção: Sidney Lanfield
Produção: EUA, 1941, preto-e-branco
Distribuição: LK-Tel Vídeo (tel. 011/ 825-5766)

Texto Anterior: Mestre Ernst Lubitsch estréia nas locadoras com comédia menor
Próximo Texto: Diretor interino do Masp quer conciliação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.