São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tavaj fica fora da briga pelas rotas centrais

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A empresa aérea regional acreana Tavaj não pretende entrar na briga pelas rotas em aeroportos centrais. Pelo menos por enquanto.
Tavaj é a sigla para Táxi Aéreo Vale do Joá, nome com que a empresa trabalhou por 25 anos no mercado de táxi aéreo. Ela opera como empresa de aviação regional desde março deste ano.
Segundo o diretor administrativo-financeiro da empresa, Idalberto Luís Cunha, a intenção atual da empresa é atender as áreas abandonadas pelas outras companhias no Norte do país.
"Devido ao fato do nosso apoio logístico estar centralizado em Rio Branco, seria difícil operarmos no Centro-Sul do país", justifica.
Apesar de circular por cidades desconhecidas como Tarauacá (AC) e Eirunepé (AM), a empresa consegue manter uma média de ocupação superior a 50% em seus vôos.
"É que na nossa região a aviação não é luxo mas sim uma necessidade. Em alguns roteiros, a opção para o avião é a balsa. Só que o trajeto aéreo de cerca de uma hora pode se tornar uma viagem de um mês pelos rios da Amazônia", diz Cunha.
A empresa está ampliando sua área de alcance. Segundo Cunha, está em fase final a concessão do DAC (Departamento de Aviação Civil) para que a empresa comece a operar uma rota que ligará Rio Branco a cinco cidades no Mato Grosso.
"Estamos esperando para breve essa concessão. Mas a nova rota não significa que vamos brigar com ninguém no mercado."
Assim como as empresas regionais que operam no Sul do país, a Tavaj tem boa parte das poltronas de suas aeronaves ocupadas por executivos.
Os demais lugares são geralmente ocupados por pessoas que moram no interior do Acre. Essas são as linhas mais rentáveis da empresa.
"Geralmente, nossos vôos mais cheios de turistas são aqueles que vão até a cidade de Boca do Acre (AM). Essas pessoas estão interessadas em participar dos rituais do Santo Daime", afirma.(EF)
Tavaj Linhas Aéreas S/A: Frota: 7 aeronaves Bandeirante. Idade média: 7,5 anos. Escritórios e representantes: 11.

Texto Anterior: Ligação SP-Curitiba é o "filé" da Pantanal
Próximo Texto: Taba une a Amazônia a principais centros do país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.