São Paulo, domingo, 18 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe econômica perde monopólio das decisões

SÔNIA MOSSRI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Com a ida de Ciro Gomes para o Ministério da Fazenda, a equipe econômica perdeu a supremacia sobre as definições do Plano Real. Nos primeiros dez dias no cargo, Ciro mostrou que tem vôo próprio em relação às propostas técnicas da equipe.
Já na primeira medida que tomou ao assumir a Fazenda– redução de alíquotas de importação–, Ciro não aceitou os argumentos da maior parte da equipe e atendeu às ponderações do Ministério da Indústria e Comércio.
O ministro também discorda reservadamente da equipe com relação à queda das taxas de juros, o que causa apreensão na equipe técnica da Fazenda, ligada ao candidato da aliança PSDB-PFL-PTB à Presidência da República, Fernando Henrique Cardoso.
Por outro lado, o ministro tem um aliado de peso no governo, que é o grupo palaciano. O ministro, seguindo o exemplo do presidente Itamar Franco, questiona quase que diariamente as taxas de juros praticadas pelo Banco Central.
O assessor especial da Fazenda, Edmar Bacha, o diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Gustavo Franco, reivindicavam alíquota zero para importação de bens duráveis, como fornos de microndas, geladeiras e televisões.
O secretário de Política Econômica, Winston Fritsch, e o secretário-executivo da Fazenda, Clóvis Carvalho, queriam um diminuição de, no mínimo, 50% das alíquotas.
Nenhuma das duas alternativas foi a escolhida por Ciro.
Ciro acabou reduzindo as alíquotas, mas não na proporção desejada pela equipe da Fazenda. Ele levou em conta os argumentos da Indústria e Comércio de risco de retração dos investimentos no país, mediante uma diminuição muito forte das alíquotas.
O ministro do Planejamento, Beni Veras, adquiriu novo papel com a ida do colega cearense Ciro para a Fazenda. Ciro consulta Beni Veras frequentemente.

Texto Anterior: Disciplina marca estilo de Ciro Gomes
Próximo Texto: Governo quer recuperar créditos de R$ 3 bi depositados na Justiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.