São Paulo, domingo, 18 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Machismo é apontado como principal culpado

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Abaixo, os depoimentos de sete mulheres sobre o beijo:

Cristina Comini, 29, vendedora: "Homem é criado para ser macho. É difícil colocar o carinho para fora. Casei há dois anos, depois de sete de namoro. Sou beijoqueira por natureza. No início, ele beijava menos. Mas, aos pouquinhos, foi amolecendo, beijando mais."

Rosângela Martins, 32, vendedora: "A mulher chega e sai dando beijinhos. O homem fica esperando. Já aconteceu de o beijo dele não me dizer nada e aí a relação acabar."

Glória Gonzalez Blanco, 21, estudante: "Alguns homens beijam de menos. Dizem que não gostam de beijar. Uma vez, um namorado comentou comigo: 'As mulheres beijam mais. Por que?' Eu respondi: 'Porque elas gostam.' Às vezes, essa diferença atrapalha o namoro. Você quer beijar e a pessoa não está a fim. Nunca conheci um homem que gostasse de beijar mais do que eu. Só o contrário."

Eva Castiel, artista plástica, casada e recasada com o mesmo homem há 26 anos: "Nem todos os homens beijam menos do que as mulheres. Há caras com o lado feminino mais desenvolvido que beijam tanto quanto elas. Mas, no contexto geral, esses homens são uma minoria. Acho que está todo mundo beijando de menos por causa da violência do mundo."

Maria Alessandra Albuquerque Lima, 48, comerciante: "Minha filha mais velha, de 23 anos, acabou de casar e reclamava que o namorado dela não beijava tanto, não era tão sentimental. Beijo é uma coisa sublime. Entendo como uma coisa natural que o homem beije menos."

Mônica (nome fictício), 42, tradutora: "O beijo é uma demonstração de afeto. De um modo geral, os homens beijam menos. É como chorar. É feio. É um problema cultural. Atrapalha muito a relação. Ele acha que tem que ser macho o tempo inteiro. Fui casada uma vez com um alemão. Com ele, tudo tinha hora, até beijar."

Maria Elisabeth Amaral, 46, assistente social: "Sou uma mulher feliz, um caso raro: meu marido beija mais do que eu. Ele, às vezes, até reclama de mim. Já minha filha, reclama do namorado. Ela está em busca de alguém tão carinhoso quanto o pai."(MSy)

Texto Anterior: Direito estabelece limites éticos da comunicação
Próximo Texto: Oscar elege emlhores beijos do cinema ; Beijo pode transmitir mononucleose e gripe ; Aids não se transmite através de beijos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.