São Paulo, domingo, 18 de setembro de 1994
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ATENDENDO A PEDIDOS

O Sistema de Qualidade Total Hoechst (SQTH) foi lançado em 90 na divisão de fibras, cuja fábrica é em Osasco.
Nessa divisão são produzidos monofilamentos, multifilamentos e microfilamentos de poliéster para aplicações técnico-industriais e na indústria têxtil.
Lá ainda produzimos polímeros de poliéster para utilização em garrafas e embalagens.
O ponto de partida foi uma resposta ao incentivo dado pela matriz e por nossos clientes internacionais aqui no Brasil, principalmente de produtos técnicos.
Esses produtos são fios de poliéster de alta tenacidade para a fabricação de pneus e fios monofilamentos para as máquinas utilizadas pela indústria de papel.
A abertura comercial do Brasil aumentou a exigência de qualidade de nossos clientes.
DEFININDO OBJETIVOS
A Hoechst define o seu programa de qualidade, o SQTH, como um processo que visa o aperfeiçoamento constante de seus produtos e serviços.
A empresa planeja alcançar esse objetivo através da sua produtividade e competitividade.
Isso vai garantir a satisfação dos clientes, contribuindo para o sucesso da organização, para a qualidade da vida no trabalho e para a preservação do meio ambiente.
MUDAR A MENTALIDADE
O impacto inicial de um programa de qualidade é grande. Exige uma sistemática transparente em tudo que se faz e que todos os novos passos do processo de produção sejam rastreados.
A palavra-chave passa a ser disciplina em todas as atividades, até a assistência técnica aos clientes.
Para entrarmos no clima da qualidade, tiramos proveito das experiências de nossa matriz alemã. Frequentamos cursos internos e externos.
INÍCIO FALSO
Inicialmente, adotamos a escola japonesa usando o método CCQ (Círculos de Controle de Qualidade).
Foi um início falso –não tivemos muito sucesso. Ficou claro para nós que é difícil transferir o espírito japonês para a mentalidade brasileira.
Abandonamos o CCQ e implantamos o nosso SQTH em Osasco.
Desde novembro passado estamos levando o SQTH para nossos outros dois conjuntos fabris no Estado de São Paulo.
São eles o complexo químico e farmacêutico, localizado em Suzano, e a fábrica de Ermelino Matarazzo, onde são produzidas tripas à base de celulose regenerada para embutidos de salsicharia.
ATACANDO POR ETAPAS
Em Osasco fomos por etapas, selecionado duas de nossas cinco linhas de produtos para buscar a certificação de qualidade.
Depois de dois anos, em 92, obtivemos um certificado parcial de qualidade do Inmetro (Instituto de Metrologia), do Rio de janeiro.
Em maio deste ano obtivemos ao mesmo tempo dois Certificados de Qualidade ISO 9001. Um do Instituto DQS, da Alemanha, e o outro do Instituto Vanzolini, da Escola Politécnica da USP.
É a primeira vez que uma empresa que opera no Brasil recebe a certificação dupla de qualidade, depois de uma auditoria conjunta levada a cabo por técnicos alemães e brasileiros.
A qualidade total e aprovação 9001 deram ao nosso produto Trevira Alta Tenacidade –última geração de filamentos de poliéster usados como reforço têxtil nos pneus automobilísticos– grande aceitação na indústria de pneus mundial.
RIGOR TOTAL
Para obter o certificado ISO 9001 é preciso ampla reestruturação –da parte administrativa à industrial.
Optamos por essa certificação porque tínhamos como atender suas rigorosas exigências de uma empresa que desenvolve novos produtos e os acompanha até a assistência técnica aos clientes.
Definida nossa meta, criamos um lema básico em nossos manuais de procedimentos de qualidade: 'Você não precisa escrever tudo que faz mas você tem de fazer tudo que descreveu'.
O cumprimento rigoroso é fundamental. Nosso manual descreve como cumprir as normas em busca da qualidade.
Damos importância à parte dedicada aos testes de laboratório.
INVESTIMENTOS
Como não começamos da estaca zero –possuíamos infra-estrutura avançada–, os investimentos para a adaptação de nossas operações não foram grandes.
O investimento para o primeiro certificado preliminar de 92, igual a US$ 50 mil, foi maior do que para os novos certificados este ano, isto é, US$ 25 mil.
A principal área de investimentos em instrumentos é para o controle de processos de produção.
Mas os investimentos não páram aí. A fase de certificação é o início de um sistema de qualidade.
O certificado é um papel na parede mas o sistema da qualidade vai bem mais longe.
O ponto principal do sistema de qualidade é a melhoria contínua.
No triênio 94/96, a Hoechst do Brasil planeja investir US$ 100 milhões.
Na divisão de fibras, os investimentos médios estão estimados em US$ 15 milhões por ano.
OBSTÁCULOS
O maior obstáculo à implantação de um sistema de qualidade é passar essa mensagem aos funcionários.
A qualidade tem que fazer parte intrínseca do pensamento de toda a empresa. Ainda não conseguimos passar essa mensagem a todos os funcionários.
O processo é lento e muito longo. A mudança de mentalidade de início atrapalha as pessoas.
Isso explica porque dois terços de nossos funcionários assimilaram a importância de pensar diariamente em melhorar a qualidade de tudo que fazemos.
Mas essa proporção pode ser considerada normal porque ela inclui toda a Hoechst do Brasil e em dois de nossos três conjunto fabris o sistema foi implementado há menos de um ano.
O passo mais complicado do sistema de qualidade é a conscientização de todos na fábrica, desde a alta administração até o mais simples funcionário.
Não se implanta qualidade por decreto ou por ordem de cima para baixo. É um processo que exige a participação consciente de todos ao mesmo tempo.
RESULTADOS
Os esforços de qualidade, embora recentes em dois terços dos conjuntos fabris da Hoechst, mas fazendo parte de uma busca global de melhoria de eficiência, ajudaram a aumentar significativamente o lucro da empresa.
O lucro (antes do IR) passou de US$ 1,9 milhão em 92 para US$ 13,1 milhões em 93.
COLABORAÇÃO
Um aspecto muito importante para a filosofia de qualidade no país é a troca de experiências entre as empresas.
Isso faz com que erros passados não sejam repetidos porque é complicado descobrir tudo sozinho.
A Hoechst promove regularmente encontros com outras empresas de excelência que já têm certificados de qualidade.
Esses encontros de qualidade permitem que todos cresçam juntos. Temos compartilhado nossas experiências com a Xerox e vamos promover encontros também com nossa clientela internacional que tem a mesma filosofia.
Achamos fundamental aprender com as experiências bem-sucedidas de outras empresas.

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