São Paulo, domingo, 18 de setembro de 1994
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Empresas pedem a opinião do funcionário para avaliar executivos

MICHELINE MAYNARD

DO "USA TODAY"

O executivo-chefe da AlliedSignal, Lawrence Bossidy, descobriu que seus funcionários o acham opinioso (muito aferrado a suas próprias opiniões). Bob Myers, vice-presidente de organização e desenvolvimento de lideranças da The Limited, constatou que seus funcionários gostariam que ele fosse mais aberto a pontos de vista diferentes dos seus. Ellen Walton, gerente do Fórum de Estratégias da AT&T Network Systems, foi informada de que nem sempre sabe ouvir os outros.
Esses executivos fazem parte de um grupo cada vez maior que passou por avaliações de desempenho em suas empresas. Essas avaliações são usadas na Ford, Xerox, Boeing e outras empresas por duas razões: para dar à empresa uma idéia de como os gerentes estão dirigindo seus subordinados e para ajudar a identificar funcionários que merecem ser promovidos.
Numa revisão total –conhecida como revisão de 360 graus–, os gerentes são avaliados pelas pessoas que se reportam diretamente a eles, por colegas em posições semelhantes e por seus chefes.
Quando se trata de executivos-chefes, os questionários costumam ser preenchidos por membros do conselho de direção da empresa. Às vezes, também se pede a avaliação de pessoas de fora que têm contato regular com o gerente.
A prática não é nova. O Centro de Liderança Criativa, com sede na Carolina do Norte (nordeste dos EUA), vem usando questionários desse tipo há mais de 20 anos.
Mas as avaliações pegaram fogo no ano passado, na esteira das grandes levas de demissões. Companhias que passam por restruturação precisam saber quais são os gerentes que conseguem tirar a maior produtividade dos funcionários remanescentes.
As avaliações utilizam questionários detalhados. Os participantes têm seu anonimato garantido. Geralmente precisam classificar o gerente em categorias que variam de "fantástico, um dos melhores" a "muito fraco, um dos piores".
Os participantes –alguns escolhidos pelo próprio gerente– lêem uma série de afirmações e avaliam em que medida elas se aplicam ao chefe que está sendo avaliado.
Depois que as "notas" são contadas, os resultados são repassados aos gerentes, a seu chefe e ao departamento de recursos humanos. Muitas empresas promovem seminários sobre as áreas em que os gerentes mostraram deficiências.
Na AlliedSignal, 1.800 dos 4.500 gerentes já foram avaliados, incluindo Bossidy, que foi avaliados pelos vice-presidentes, por seus subordinados e membros do conselho de direção. "Disseram que sou opinioso –eu sei que sou, mesmo", diz ele.
Através do método, a empresa constatou que todos seus gerentes precisavam melhorar a comunicação e incentivar o trabalho em equipe. "Não estávamos satisfazendo as expectativas dos funcionários", diz Peter Mercer, vice-presidente de organização e desenvolvimento de gerência da AlliedSignal. "As avaliações representam um meio seguro de mostrar aos gerentes em que pontos eles devem melhorar".
Tradução de Clara Allain

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