São Paulo, domingo, 18 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O pensamento além dos muros da academia

DA REDAÇÃO

Uma publicação que debate temas como ética, filosofia da ciência ou lógica não precisa estar restrita aos limites da universidade.
É esse pelo menos o ponto de partida da "Revista Brasileira de Filosofia", que é editada trimestralmente desde 1951 e cujo último número acaba de ser lançado.
A edição traz assuntos tão díspares quanto o conceito de liberdade em Espinosa ou uma pesquisa sobre o que lêem os intelectuais –revelando uma diversidade temática pouco comum em publicações acadêmicas.
A revista pertence ao Instituto Brasileiro de Filosofia, criado em 1949. Segundo um de seus fundadores, o advogado Miguel Reale, seu objetivo é "congregar pensadores brasileiros de todas as doutrinas, sejam eles tomistas ou marxistas".
Sem nenhum vínculo com outras instituições, a entidade promove encontros e debates. Em setembro de 1995, por exemplo, será realizado em São Paulo o 5º Congresso Nacional de Filosofia.
A "Revista Brasileira de Filosofia" pode ser encontrada na sede do Instituto: r. Capote Valente, 540, São Paulo, CEP 05409-001, tel. 011 884-6674. A assinatura anual custa R$ 18,23.

Texto Anterior: Um ataque ao desconstrutivismo
Próximo Texto: O fim do sonho azul da IBM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.