São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários cedem ônibus a FHC de graça

TALES FARIA
ENVIADO ESPECIAL A PALMARES E RECIFE

O candidato do PSDB à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, participou ontem pela manhã de um comício em Palmares (PE) no qual parte do público foi transportada por ônibus cedidos por empresários sem a contrapartida de bônus eleitorais.
A informação é do prefeito de Palmares, Ivanildo Pereira Alves, que organizou o comício. Ele disse ter conseguido junto a donos de empresas de transportes quatro ônibus. Segundo ele, outros oito prefeitos de cidades vizinhas conseguiram mais 24 ônibus.
Segundo Alves, o palanque do comício "foi cedido por um amigo que é Fernando Henrique até a alma e não quis cobrar nada".
O secretário-geral do PSDB, Sérgio Motta, disse que FHC não podia ser responsabilizado pela irregularidade porque estava ali como convidado: "Nosso comitê de campanha não teve qualquer participação na organização desse comício. Quando somos nós que organizamos, evitamos de todo modo que isso ocorra", disse.
Anteontem à noite, em comício no Recife, FHC procurou se definir como um político de esquerda. Ele chamou Lula, candidato do PT a presidente, e Miguel Arraes, candidato do PSB ao governo de Pernambuco, de "retóricos, cadáveres ambulantes".
"De esquerda somos nós", chegou a gritar no palanque quando se referia ao fato de Lula e Arraes também se dizerem esquerdistas.
Segundo as pesquisas, se a eleição fosse hoje, Gustavo Krause, aliado de FHC, seria derrotado no primeiro turno por Arraes. O comício visava fortalecer Krause. Com ônibus e tudo, só foram 5 mil pessoas, segundo os organizadores.
Mas a parte da platéia mais próxima do palanque estava animada. O apresentador do comício anunciou FHC como "o pai do real". Enquanto algumas pessoas pediam autógrafos, outras levantavam, durante os discursos, moedas e notas do real, em geral de R$ 1,00.

Texto Anterior: Tucano sai em defesa de Maciel
Próximo Texto: Tucanos podem ser notificados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.