São Paulo, terça-feira, 20 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarajevo tem pior combate em sete meses e ONU ameaça muçulmanos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos três pessoas morreram e 18 ficaram feridas anteontem nos piores combates registrados em sete meses em Sarajevo.
O comandante das tropas da ONU na Bósnia, general Michael Rose, ameaçou ontem os muçulmanos com ataques aéreos, numa tentativa de interromper a luta.
Rose acusou os muçulmanos de terem provocado os sérvios para forçar a realização de ataques aéreos da Otan (aliança militar ocidental) contra eles.
Um porta-voz da ONU disse que os bósnios atacaram anteontem a 2 km do centro velho de Sarajevo, para cortar o acesso dos sérvios à estrada para Pale.
Segundo Rose, os muçulmanos agiram para }criar imagens de guerra e fazer com que respondêssemos com ataques aéreos.
Depois de um encontro com Rose, representantes do governo bósnio prometeram cessar os ataques a posições sérvias em Sarajevo.
Ao norte de Sarajevo, sérvios mantiveram como reféns de domingo até ontem um batalhão de soldados franceses da ONU que protegia um depósito de armas.
Os sérvios retiraram do depósito três morteiros, que dispararam contra a cidade, e cercaram o local com minas. Os franceses recuperaram ontem o controle do depósito.
A Cruz Vermelha denunciou que 2.500 muçulmanos foram expulsos anteontem de uma área sob controle sérvio no norte do país.

Texto Anterior: Leia texto integral do acordo
Próximo Texto: Escolas de Ruanda começam a receber alunos depois de 5 meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.