São Paulo, terça-feira, 20 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolas de Ruanda começam a receber alunos depois de 5 meses

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As escolas de Ruanda começaram a reabrir ontem pela primeira vez após a guerra civil iniciada em abril passado. A informação é do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Nigel Fisher, representante do Unicef em Ruanda, disse que as aulas recomeçaram ontem na Província de Ruhengeri (noroeste do país) e serão retomadas gradualmente em outras regiões.
"A abertura das escolas primárias representa o passo mais significativo até agora para o retorno deste país a uma vida normal", disse Fisher.
Para ele, em Províncias como Butare e Gitarama a volta à escola "pode também persuadir refugiados a voltarem a suas casas".
Cerca de 2 milhões de ruandeses se refugiaram em países vizinhos após o início da guerra civil. A maioria fugia da guerrilha da etnia tutsi que em julho acabaria por derrubar o governo dos hutus.
Políticos e líderes comunitários de Ruanda reúnem-se hoje e amanhã em Ugadugu (Burkina Fasso) para discutir a reconstrução do país. A reunião é mediado por Amadou Toumani Toure, ex-presidente do Mali, e Adama Dieng, secretário-geral da Comissão Internacional de Juristas.
Participam os líderes de seis partidos políticos ruandeses e representantes de 17 organizações da sociedade civil.
No fim-de-semana, seis pessoas foram assassinadas em dois incidentes diferentes em Gikongoro (sudoeste de Ruanda). Testemunhas disseram que os matadores usavam uniformes da Frente Patriótica de Ruanda, a guerrilha tutsi que tomou o poder em julho e forma a base do novo Exército.

Texto Anterior: Sarajevo tem pior combate em sete meses e ONU ameaça muçulmanos
Próximo Texto: Estilista Moschino morre aos 44
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.