São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bradesco faz acordo com seus mutuários

DA REPORTAGEM LOCAL

Os mutuários do Bradesco para a compra da casa própria, com contratos pelo PAM (Plano de Amortização Mista), podem procurar a agência na qual têm conta para pedir o recálculo de suas prestações.
É que o banco decidiu fazer acordo com esses mutuários, em função da ação movida pelo Ministério Público contra a instituição. O ministério ganhou em primeira instância e o banco havia recorrido da sentença.
As prestações dos 15.000 mutuários do Bradesco com contratos pelo PAM, firmados entre 1987 e 1993, são corrigidas pelo mesmo índice que reajusta a poupança, ou seja, a TR.
Na ação, o Ministério Público argumentava que a correção deveria ser pela equivalência salarial.
O mutuário interessado no recálculo deve levar uma declaração da empresa na qual trabalha, com reajustes salariais obtidos, desde a data de assinatura do contrato.
Com base nesses índices, o banco fará o recálculo da prestação. Como a mudança não é obrigatória, caso o novo valor seja desvantajoso para o mutuário, ele pode optar por manter a sistemática de reajuste pela poupança.
Vale lembrar ainda que os saldos devedores dos empréstimos não sofrerão qualquer alteração. Continuarão sendo corrigidos pelo mesmo índice da poupança.
Como nesses contratos não há cobertura do FCVS (Fundo de Compensação de Variações Salariais), o mutuário deve pagar um eventual resíduo da dívida, ao término do prazo de contrato.
Com prestações reajustadas de acordo com o salário e saldo devedor corrigido pela poupança, a tendência é de que sobre mais resíduo ao final do contrato.

Texto Anterior: O PT e a síndrome do escorpião
Próximo Texto: BC atua para segurar dólar e reduzir ágio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.