São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enéas e Lula disputam 2º entre teens

VINICIUS TORRES FREIRE
DA REPORTAGEM LOCAL

Estudantes das escolas de classe média-alta de São Paulo vêm escorando em dois pontos a escolha de seus candidatos à Presidência: formação escolar e o Plano Real.
O segundo item faz Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ultrapassar 60% dos votos nas prévias colegiais. O primeiro leva Enéas Carneiro (Prona) a disputar com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o segundo lugar na preferência teen.
"É uma surpresa", dizem o cientista político e professor da USP Leôncio Martins Rodrigues e a coordenadora do 2º grau do Colégio Augusto Laranja, Maria Inês Nabuco de Oliveira.
Na prévia da escola, realizada na quinta-feira, Enéas bateu Lula por 11% a 6%. FHC teve 65%. Segundo Maria Inês, cerca de 50% dos votantes têm título de eleitor.
Para o cientista político, a adesão a Enéas pode ser causada pela confluência de dois fenômenos –um certo cansaço da política e o declínio das concepções coletivistas (o socialismo, por exemplo), superadas pelas individualistas.
O encontro desses dois desencantos pode favorecer outsiders, como o candidato do Prona, e derrubar o petista.
"É um voto ao mesmo tempo autoritário –pois apóia alguém desvinculado de um partido forte– e crítico em relação ao sistema político vigente. Enéas está fora do sistema, o que pode agradar aos jovens", diz Rodrigues.
Débora Pellegrini Ceron, 17, da 3ª série do Augusto Laranja não tem título de eleitor e desaprova quase todos os candidatos. Se votasse, seu candidato seria Enéas.
"FHC é apoiado por aliados do Collor. Lula não vale a pena, não tem educação suficiente".
Antes de terminar sua declaração de voto, no entanto, Débora revela uma incerteza crítica sobre suas idéias. "Aí vem a questão: Collor era educado e fez o que fez. Fico sem saber o que pensar".
Na prévia de outra escola de elite de São Paulo, o Pueri Domus, Enéas venceu Lula em duas das três unidades do colégio. FHC superou 80% nas três.
No Colégio Bandeirantes, Enéas venceu Lula entre os alunos do 2º ano e perdeu no 3º ano. O petista venceu por três votos na apuração total. Votaram 993 alunos.
"O voto em Enéas me surpreendeu porque, percebi depois, os eleitores dele não manifestavam abertamente o voto", diz Maria Inês, coordenadora do colegial do Augusto Laranja.
A escolha do candidato do Prona não pode ser equiparada ao voto no Cacareco, rinoceronte do zoológico São Paulo, que recebeu centenas de votos na década de 50. Enéas conta com simpatizantes até entre eleitores de FHC.
"O sucesso do Real tem muito a ver com minha decisão de votar no FHC", diz Sílvia da Cunha, 17, do 3º ano do Augusto Laranja. Sobre Enéas diz: "Ele é inteligente. Isso influencia os estudantes. Seria meu segundo candidato".
Cristina Hirama, 17, do 3º ano do Colégio Bandeirantes, indecisa e sem título, acha que os estudantes votam em Enéas "de sacanagem", mas emenda: "Eles procuram uma coisa diferente". Seu colega Flávio de Campos, 17, concorda.

Texto Anterior: Brizola despreza marketing político
Próximo Texto: Real toma voto jovem do PT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.