São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei municipal prevê punição

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PARIPUEIRA (AL)

A reintrodução dos filhotes Astro e Lua no Parque Municipal de Paripueira preocupa os pesquisadores devido à necessidade de se conscientizar os pescadores sobre a importância do projeto.
Entre as precauções está a elaboração de uma lei municipal que vai punir até R$ 10 mil os donos de embarcações que desrespeitarem os limites do parque.
"Primeiro vamos agir educando, mas a reincidência será penalizada", afirmou o biólogo Mário Antonio de Mello, secretário de Meio Ambiente de Paripueira.
A prefeitura assinou convênio com a Polícia Florestal, que ficará responsável pela fiscalização.
As embarcações, segundo a lei, não poderão entrar na área da praia que é protegida por arrecifes de coral, habitat preferido dos peixes-boi.
A idéia de criação do parque é inspirada em modelo existente nos Estados Unidos, o Crystal River.
A caça do peixe-boi é proibida por lei, mas ele ainda é morto por pescadores da região Norte. A carne é vendida pelo preço da carne de gado de primeira, segundo os pesquisadores do Ibama.

Texto Anterior: Filhote de peixe-boi volta ao mar com sensor
Próximo Texto: Brasil tem duas das quatro espécies
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.