São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil tem duas das quatro espécies

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PARIPUEIRA (AL)

O Brasil possui duas das quatro espécies de peixes-boi existentes.
O peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis), que atinge 2,5 metros e 250 quilos, e a espécie marinha (Trichechus manatus), que alcança quatro metros, 600 quilos e possui unhas nas nadadeiras.
Os peixes-boi são os únicos mamíferos aquáticos que se alimentam de vegetais.
Chegam a comer 25 quilos de plantas aquáticas por dia e suas fezes são nutrientes para a microfauna. A presença desses animais garante um maior volume de pesca.
Dóceis habitantes de águas rasas, são presas fáceis do homem. "Os peixes-boi marinho são uns amores. Beijam e são carinhosos", afirmou Denise de Freitas Castro, 24, bióloga da Fundação Mamíferos Marinhos, entidade não-governamental.
As femêas tem filhos apenas de três em três anos, com gestação de 13 meses.
Os filhotes que serão reintroduzidos na praia de Paripueira (AL) no mês que vem mamavam até quatro litros de leite em pó por dia nos aquários da ilha de Itamaracá. Foi assim por um ano, até que começassem a comer vegetais.

Texto Anterior: Lei municipal prevê punição
Próximo Texto: Mulheres vencem disputa com homens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.