São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vírus é arma letal em Miami

EUNICE NUNES
ESPECIAL PARA A FOLHA

O tratamento jurídico da transmissão do vírus da Aids tem sido analisado em vários tribunais estrangeiros.
O vírus HIV (que provoca a Aids) foi considerado uma arma letal em Miami (EUA), no julgamento de um homem que sequestrou e violentou um garoto de 11 anos. Ele foi condenado por tentativa de homicídio.
Em Palm Beach, ficou famoso o caso da jovem que acusou seu dentista de ter-lhe transmitido Aids durante uma extração de dente. O dentista acusado morreu da doença em 1990 e deixou em pânico seus pacientes quando recomendou, em carta póstuma, que todos fizessem teste de Aids. O seguro do dentista teve de pagar uma indenização à paciente.
Um caso curioso aconteceu na França. Uma mulher, cujo marido havia morrido de Aids, pediu autorização à Justiça para que fosse inseminada artificialmente com o sêmen deixado pelo falecido. O Tribunal de Toulouse determinou a destruição do esperma congelado.
Uma decisão de Madri condenou a dois anos de prisão um homem e uma mulher por roubo sob ameaça de seringa supostamente contaminada com vírus HIV.
Outra sentença espanhola condenou o Instituto Nacional da Saúde e uma médica a indenizar a mãe de um garoto, então já falecido, que havia sido contaminado com Aids numa transfusão de sangue.

Texto Anterior: Prova é o principal problema
Próximo Texto: Causas Trabalhistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.