São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País é tema de 14 mostras

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Além dos encontros propriamente literários relacionados à Feira de Frankfurt, que se desenvolverão principalmente na área da feira e na Literaturhaus, ocorrerão em diversos pontos de Frankfurt 14 eventos culturais paralelos ligados ao Brasil.
Esses eventos, promovidos pela comissão que organiza a participação do Brasil na feira, em conjunto com entidades culturais locais, incluem ciclos de filmes, exposições de arte, fotografia, filatelia, paisagismo, artes gráficas etc.
Só de artes plásticas haverá seis exposições: "Pintura 'naif' Brasileira" (na Affentorhaus); "Brasil - Museu de Imagens do Inconsciente" (na Kommunale Galerie); "A Espessura do Signo - Desenho Brasileiro Contemporâneo" (no Convento das Carmelitas); "Panorama do Design Gráfico Brasileiro Contemporâneo" (idem); "Arte Popular Brasileira - Peças da Coleção Casa do Pontal" (na Brgerhaus Bornheim); "A Arte na Religiosidade Afro-Brasileira" (na Associação Artística).
Duas personalidades serão temas de mostras específicas: o cientista e viajante alemão Carl Friedrich Von Martius (1794-1968), que catalogou exemplares da fauna e da flora brasileira no século passado, e o paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, morto este ano.
A exposição "Von Martius", que inclui manuscritos, ilustrações e objetos de interesse etnográfico, será realizada no Schirn Kunsthalle. A exposição "Os Jardins de Burle Marx" ocupará o Jardim Botânico de Frankfurt.
A mostra "O Livro de Crianças no Brasil" vai expor na Biblioteca Juvenil de Frankfurt cerca de cem livros infantis premiados e será acompanhada de workshops com ilustradores e autores brasileiros.
O cinema brasileiro estará presente em duas mostras no Museu Alemão do Cinema: "Pioneiros do Cinema Brasileiro" e "Cinema e Literatura no Brasil".
Haverá ainda espetáculos de dança na Casa de Cultura Mousonturm e exposições de fotografia e filatelia.
Com exceção das apresentações de dança, cada uma dessas mostras ensejou a publicação de um livro correspondente, em geral a cargo do próprio curador do evento.
Os 13 livros da coleção –a chamada Brasiliana de Frankfurt– foram editados pela Câmara Brasileira do Livro, com coordenação da Prêmio Editorial. São livros sofisticados, com capa dura, papel couché e impressão em quatro cores.
Parte da tiragem será entregue aos patrocinadores (13 entidades, entre órgãos públicos e empresas privadas), parte será distribuída no exterior pelo Itamaraty e o que sobrar será vendido no Brasil.
(JGC)

Texto Anterior: Entidade de Berlim organiza eventos
Próximo Texto: Diretor da feira quer evitar imagem exótica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.