São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT agora quer reunir 250 mil no Rio

EDNA DANTAS
DA SUCURSAL DO RIO

Os coordenadores da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) querem fazer no Rio, amanhã, o maior comício da campanha eleitoral deste ano.
A previsão dos organizadores é de que cerca de 250 mil pessoas participem do ato, marcado para começar às 15h nos arredores da Candelária, no centro, palco do histórico comício das "diretas-já", em 1984.
No comício do primeiro turno das eleições de 89, os petistas conseguiram levar para a Candelária cerca de 200 mil pessoas.
O ponto alto do comício petista será a apresentação de um coral formado por 80 artistas, regidos pelo músico e humorista Tim Rescala, que acompanhará a performance tocando um órgão.
Estão trabalhando na organização do comício cerca de 200 militantes empenhados desde a montagem do palanque até a mobilização para os "arrastões políticos", que serão feitos para levar mais gente até a Candelária.
Os "arrastões" partirão de quatro pontos da cidade, escolhidos pela grande concentração de pessoas: Praça 15, Praça Mauá, Cinelândia e Central do Brasil.
O ato de domingo no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, onde cerca de 100 mil pessoas estiveram presentes (segundo a PM), serviu de estímulo para as estimativas otimistas dos organizadores cariocas.
"O Rio tem tradição em fazer comícios maiores do que São Paulo", afirmou Luiz Rodolfo Viveiros de Castro, um dos coordenadores do ato em apoio à candidatura Lula.
Custos
Castro informou que o comício vai custar aos cofres petistas cerca de R$ 40 mil. Para cobrir o custo, o partido deverá apelar para os tradicionais "sacolões", já difundidos entre a militância.
No palanque se revezarão na condução do comício atores como Lucélia Santos e Jonas Bloch, veteranos em atos como o que PT promete fazer amanhã no Rio.
Tim Rescala preparou três músicas especialmente para o ato pró-Lula. Além das novas composições, o coral de artistas deverá cantar os "jingles" da campanha petista de 89.
No elenco de estrelas petistas estarão, entre outros, Wagner Tiso, Francis Hime, Miúcha, Letícia Sabatella e Paulo Betti.
A previsão dos organizadores é de que o comício termine às 21h. Lula deverá falar às 20h. Para garantir a segurança do ato, o trânsito da região, um dos mais movimentados da cidade, deverá ser desviado.

Texto Anterior: Sobre o trampolim sindical e o fantasma de Getúlio
Próximo Texto: Cumprindo tabela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.