São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal italiano divulga última obra de Fellini

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pouco antes de morrer, vítima de um derrame cerebral, o cineasta Federico Fellini escreveu um último roteiro, só agora levado a público na Itália, pelo jornal "Il Messaggero".
Dois ex-atores de circo se reencontram já idosos, em um hospital, ambos convalescendo de um derrame. Este é o ponto de partida da história, que se desdobra em uma fuga dos dois "clowns" pelas ruas de Roma, redescobrindo a cidade como dois garotos.
Fellini havia pensado nos atores Marcello Mastroianni e Paolo Villaggio para interpretar os papéis principais.
O roteiro tem 17 linhas escritas de forma irregular –o cineasta mal tinha controle sobre sua mão direita– e de baixo para cima. Junto aos escritos, consta uma série de desenhos, apontamentos e instruções para os posicionamentos de câmera.
Nas linhas finais do roteiro, ao propor a cena em que os palhaços se perdem pelas ruas de Roma, Fellini desenhou a si mesmo fantasiado com uma peruca e tocando um violino.
O cineasta, autor de "A Doce Vida" e "Amarcord", morreu em 31 de outubro de 1993. Foi casado com a atriz Giulietta Masina.

Texto Anterior: Beto deixou Tatá desempregado
Próximo Texto: Parlamento de escritores abre amanhã em Lisboa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.