São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Refugiados retornam ao país

CLÁUDIO JULIO TOGNOLLI
DO ENVIADO ESPECIAL

Chegou ontem à baía de Porto Príncipe às 13h o primeiro grupo de refugiados haitianos resgatados no mar pelas tropas invasoras e pela Guarda Costeira dos EUA.
Aos gritos de "viva Aristide", 5.000 pessoas se aglomeraram em frente à marina, sob um calor de 45 graus.
"Estou chegando ao meu país com o coração aberto porque sei que Aristide está voltando", afirmou o escultor Pierre Tollou, 38, que há dois meses vivia na base naval de Guantánamo, em Cuba.
Foi nesse clima de euforia que se marcou para a próxima sexta-feira uma passeata pela volta de Jean-Bertrand Aristide, presidente deposto por golpe militar em 91.
São esperadas 500 mil pessoas em frente ao Palácio do Governo, sede administrativa do general Raoul Cedras.
Ontem foi o primeiro dia, desde a invasão, que as "guaguas" (ônibus multicoloridos) circularam pelo centro da capital. A cidade voltou a ficar congestionada e o clima é de expectativa.
Também foi reativado o comércio nas ruas. Como a maioria dos estabelecimentos está destruída, as calçadas têm servido de balcão para mais de 100 mil comerciantes.
A gasolina, que há uma semana simplesmente não existia na cidade, já pode ser encontrada com facilidade, por US$ 20 o litro.
O refrigerante de 300 ml está custando US$ 5, dez vezes mais do que o preço no Brasil.
Com o incidente ocorrido sábado no Cabo Haitiano, comandos aéreos de assalto rápido voltaram a vigiar os céus da cidade.
Também pela primeira vez desde a invasão, esses comandos atravessaram toda a noite de domingo para segunda-feira fazendo vôos baixos em busca de grupos paramilitares.
Tropas de assalto, compostas de 12 homens e quatro carros blindados Hummer, passam a cada cinco minutos nas ruas da capital haitiana. Apenas uma semana depois da invasão, pode-se sentir nas calçadas que os americanos estão tomando conta do país.
(CJT)

Texto Anterior: Mulheres denunciam abusos
Próximo Texto: Parlamento reabre amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.