São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microcomputador pode ser montado em casa

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Construir um PC hoje se transformou na montagem de um quebra-cabeça de peças eletrônicas e mecânicas.
Para Edelson José Gil, 43, diretor da Syscompany, qualquer pessoa com conhecimentos simples de eletrônica pode montar uma máquina dessas com partes encontradas na maioria das lojas de informática.
A vantagem reside em uma substancial redução de preços. Pesquisando o mercado, o interessado pode, inclusive, comprar cada componente do micro em uma loja, reduzindo suas despesas.
Gil diz que não são necessárias ferramentas especiais para isso. Um jogo de chaves dos tipos philips e de fenda são suficientes para juntar todas as partes.
Alguns cuidados básicos devem ser verificados, como não inverter a polaridade de cabos, encaixar completamente as placas e descarregar a energia estática do próprio corpo tocando em algum metal aterrado, que pode ser até uma janela metálica não pintada.
A montagem deve ser feita com calma e em local onde não haja coisas que comprometam a concentração.
O usuário também deve exigir os manuais de todos os componentes, das placas ao gabinete.
Como não existe padrão entre o projeto lógico dos diversos fabricantes, a configuração das placas, normalmente feita através de pequenas chaves, pode se tornar inviável, pois elas variam imensamente de um modelo para outro.
Para usuários inexperientes, o mercado oferece publicações que explicam o processo de montagem.
Uma opção é o livro "Como Montar, Configurar e Expandir o seu AT 386/486", de Laércio Vasconcelos (512 págs., R$ 27,50 na livraria Cultura), que aborda detalhadamente todos os componentes do sistema, cuidados necessários durante montagem e expansão e até dicas para identificar componentes de boa qualidade.
(PFSJ)

ONDE ENCONTRAR
LIVRARIA CULTURA: tel. (011) 285-4033

Texto Anterior: Máquina de loja custa até 80% menos
Próximo Texto: IBM e Virtuality têm acordo para criar sistema de uso profissional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.