São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que está faltando

CARLOS ALBERTO CONY

Carlos Heitor Cony
RIO DE JANEIRO – Nunca duvidei da iníqua sorte que nos espera a todos, justos e injustos. Mas sempre há espaço para a esperança e ela me chegou, via fax do sr. Thiers Alves Bastos, de Muriaé (MG). Ele já enviou terríveis admoestações à ONU, Unesco, ao papa, ao presidente Clinton. Não obteve resposta e decidiu apelar, por misteriosa razão que não identifico, a este escriba. O sr. Thiers ameaça a humanidade com o Grande Chaos e somente ele é capaz de esconjurar tamanha desgraça, uma vez que é o feliz possuidor da Lança de Longinus.
Para quem não sabe, Longinus foi aquele centurião romano que, ao pé da cruz, traspassou o peito do Salvador na hora de seu desenlace. Segundo o sr. Thiers, tão importante utensílio tem poderes de evitar a peste, a fome e a guerra. Supera a morte prematura –segundo os cálculos do sr. Thiers, qualquer homem deveria viver até os 144 anos.
Mas os governos, interessados em evitar a superpopulação do globo terrestre, decidiram baixar tal índice, razão pela qual se morre em qualquer idade abaixo dos cem anos. Além disso, o sr. Thiers sabe evitar granizos, secas, inundações, geadas malignas, eras glaciais, câncer, erosões, gripes, fracionamento de continentes, inflações, sedições civis e militares e impotência. Garante que também pode transformar pedras em pães "através da ação química e biológica dos cem sais específicos da boa chuva". Sabe ainda abrandar o sol, evitar terremotos, regenerar órgãos humanos sem necessidade de enxertos. E tem mais: ele consegue obter, a baixo custo, o Optimus Climaticus, base de sua ciência e pedra angular na Nova Era de Longinus.
Pessoalmente, não estou muito interessado em evitar fracionamentos de continentes nem me preocupo com eras glaciais e granizos malignos.
Não possuo um único pé de couve que possa sofrer com tais e maléficas intempéries. Mas, na reta final das eleições, sinto os candidatos exaustos e necessitados de um adjutório. Nenhum deles teve até agora a audácia de prometer o Optimus Climaticus.
Dou o endereço do sr. Thiers: Rua Gusman, 96, CEP 36.880, Muriaé, MG. A lança de Longinus é o fato realmente novo para animar os últimos dias da campanha eleitoral.

Texto Anterior: A irritação de Fernando Henrique
Próximo Texto: O Congresso não cairá do céu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.