São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo acompanha de perto

LILIANA LAVORATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) está monitorando a greve dos petroleiros para subsidiar o Ministério da Fazenda nas negociações.
Vários boletins atualizados da SAE foram encaminhados nos últimos dias aos negociadores nomeados pelo governo –José Milton Dallari e Daniel de Oliveira, os dois assessores do ministro Ciro Gomes (Fazenda).
A proximidade das eleições e a importância para o Plano Real em restringir a 13,39% o reajuste dos petroleiros levaram a SAE a realizar um acompanhamento mais minucioso que o de praxe.
O governo não quer abrir precedente para o setor privado conceder aumentos salariais acima dos previstos na MP do real.
Outra preocupação do Ministério da Fazenda é antecipar todos os passos do movimento para administrar um possível risco de desabastecimento, caso os grevistas decidam prolongar a paralisação.
Mostrando-se informado, o ministro Ciro Gomes garantiu ontem que não faltará nenhum tipo de combustivel durante as eleições. Ele disse acreditar que a greve acabará nesta sexta-feira, quando o dissídio dos petroleiros irá a julgamento no Tribunal Superior do Trabalho.
Daniel de Oliveira disse que os estoques de gasolina, óleo diesel e gás de cozinha existentes na Petrobrás, distribuidoras e postos revendedores são suficientes para abastecer o país pelo prazo mínimo de 15 dias.
A determinação da Justiça do retorno de 30% dos petroleiros à atividade afasta ainda mais o risco de desabastecimento, segundo Oliveira.
Os acordos entre os grevistas e Petrobrás, intermediados pelas Procuradorias do Trabalho nas regiões onde funcionam as refinarias foram feitos ontem.

Texto Anterior: Petroleiros do Rio desafiam ordem do TST
Próximo Texto: Em Minas, produção está totalmente parada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.