São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Menores cercam FHC e levam R$ 5 de banqueiro

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao deixar às 14h30 de ontem um prédio na região dos Jardins, em São Paulo, onde almoçou com empresários e políticos, Fernando Henrique Cardoso foi cercado por um grupo de meninos de rua.
FHC estava acompanhado dos senadores José Richa (PSDB-PR) e José Eduardo de Andrade Vieira (PTB-PR). Eles almoçaram no escritório do empresário José Carlos Araújo, que dirigiu o grupo Paranapanema.
"Quem é o chefe de vocês?", perguntou FHC, quando quatro garotos e uma garota o cercaram na saída do prédio. A escolta da Polícia Federal que o acompanha não estava no momento.
Durante dois minutos, FHC ficou num canto, cercado pelos garotos. "Dá dinheiro, Fernando Henrique", diziam. O candidato tentou se livrar, mas não conseguiu.
Ao abrir a carteira, ficou de costas para os garotos. Em um determinado momento, levantou os braços, e a carteira ficou longe do alcance dos menores.
Notou que não tinha dinheiro trocado. "Quem tem dinheiro trocadinho aí?", perguntou, para Richa e Andrade Vieira, que é dono do Banco Bamerindus. O banqueiro tirou R$ 5,00 do bolso e lhe entregou.
"Quem é o chefe? Olhe aqui, é para distribuir entre todos. É um real para cada um", disse.
FHC só conseguiu se ver livre quando seu motorista abriu os braços, ficou entre ele e os garotos e abriu caminho para que entrasse no carro.
Foi o segundo episódio do dia envolvendo FHC e meninos de rua. Na manhã de ontem, quando FHC chegava a um hotel cinco estrelas de São Paulo para dar entrevista à imprensa estrangeira, um grupo de garotos aproveitou a confusão e entrou atrás.
As crianças chegaram à sala em que estava sendo servido café da manhã para os jornalistas. Seguranças do hotel tentaram retirá-los, mas só conseguiram depois que eles comeram.
Quando os garotos chegaram, os repórteres já haviam se retirado para uma outra sala, onde estava o candidato. Tomaram suco de laranja e comeram bolo, pão de queijo e biscoitos.
Antes de sair, um deles encheu os bolsos com sanduíches que estavam na mesa.
No último domingo, um garoto subiu no palanque de um comício de Lula, no vale do Anhangabaú, em São Paulo, e foi levado pelo candidato para casa.

Texto Anterior: FHC culpa PT e PDT por data do Real
Próximo Texto: Acusação de FHC não procede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.