São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

As realizações do PT

NABIL GEORGES BONDUKI

Recentemente, Gilberto Dimenstein apontou a falta de divulgação que o PT dá aos seus êxitos administrativos; revelou que 50% das cidades apontadas pela Unicef como exemplares em educação no Brasil são geridas por petistas (apenas 1% do total de prefeitos).
Realmente, o PT divulga pouco suas realizações; a imprensa também. A omissão é grave, pois a mídia aponta Lula como despreparado. Os números das prefeituras do PT provam que ele pode concretizar o que se espera do governo.
Diadema, única cidade do país em que o PT é governo desde 83, era uma das mais precárias da Grande São Paulo. Onze anos depois, apresenta os melhores índices da região. A mortalidade infantil caiu de 83 por mil para 26, o atendimento à pré-escola elevou-se de 13% a 53% da demanda, a porcentagem de ruas pavimentadas, de 15% a 97%, e a de ruas com iluminação, de 47% a 93%.
Das 198 favelas, 129 foram urbanizadas; dos córregos, 70% foram canalizados. A criminalidade, que era a mais alta da Grande São Paulo, caiu e hoje é a segunda menor. A continuidade consolidou uma política que foi interrompida em outros municípios, como em São Paulo, onde a gestão de Maluf destruiu a obra de Erundina.
Em Icapuí, no Ceará, onde 59% da população ganha até R$ 70, o PT criou um oásis numa região de desrespeito aos direitos sociais e realizou uma das propostas do programa de Lula: a universalização do ensino básico. Em quatro anos, as crianças nas escolas passaram de 700 para 4.200 e a mortalidade infantil caiu de cem para 38 por mil, a mais baixa do Nordeste.
É visível a ação de PT na preservação do ambiente: Erundina implantou a coleta seletiva do lixo; Buais, em Vitória, acabou com os lixões, tratando e reciclando 100% dos dejetos.
Em Santos, antes de Telma de Souza, as praias era poluídas. Hoje a balneabilidade está recuperada. Em Piracicaba, Machado criou o consórcio de municípios da bacia do Piracicaba para despoluí-lo. As conquistas são o resultado da competência das administrações do PT, que estão livres dos compromissos com forças políticas atrasadas e fisiológicas (PFL, PTB), que impedem avanços.
Com honestidade e independência, garante-se melhor aproveitamento dos recursos, como nos mutirões de São Paulo. Com Erundina, construímos moradias de excelente qualidade a um custo 50% inferior ao que se pagava na gestão Jânio.
O PT geriu grandes orçamentos, como o de São Paulo (terceiro do país), com êxito. Os resultados mostram que ele está preparado para implantar as reformas que o país requer.

NABIL BONDUKI, 39, arquiteto, é professor de urbanismo na USP. Foi presidente do Sindicato dos Arquitetos de São Paulo (1986-89) e superintendente de Habitação Popular da Prefeitura de São Paulo (gestão Erundina).

Texto Anterior: Amazonas 1; Amazonas 2; Amazonas 3; Pará 1; Pará 2; Pará 3; Pará 4; Pará 5
Próximo Texto: PM vai ser julgado no caso Adriana Caringi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.