São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas foram melhores em agosto

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

A economia brasileira está aquecida. É o que constata o estudo Boletim de Clima Empresarial, da Boucinhas & Campos Auditores e Consultores.
Segundo a pesquisa, realizada com 79 empresas de diversos perfis, 75,9% das consultadas tiveram um resultado de vendas melhor em agosto do que no mês anterior.
A produtividade das empresas também apresentou resultados positivos. Para 41,8%, ela melhorou e para 54,4%, permaneceu como estava.
Segundo o diretor da Boucinhas & Campos, Luís Eduardo Pereira, este aumento de produtividade se deve à ocupação da capacidade ociosa com o mesmo número de funcionários.
Outro fator que pode ter influenciado, segundo ele, é uma negociação melhor entre as empresas e seus fornecedores.
O único item que teve alteração relevante em comparação a julho no relacionamento com os fornecedores foi a alteração dos prazos de pagamento. 64,6% dos entrevistados consideram que os prazos de pagamento estão melhores.
A Boucinhas & Campos, com a pesquisa, tenta chegar a um "índice de clima" das empresas brasileiras, isto é, como elas estão vivendo o momento econômico e prevendo o futuro.
Para isso, foi criado um índice de zero a cem, dividido em quatro subíndices (desempenho, relação com fornecedores, relação com clientes e inflação). Em agosto, o índice ficou em 63, contra 52 de julho.
A estabilização de preços do Plano Real e o favoritismo de Fernando Henrique Cardoso nas pesquisas eleitorais, segundo Pereira, estão fazendo com que o empresariado preveja maiores investimentos em 95.
Também entre os que definiram os investimentos em julho, apenas 53% diziam que iriam investir mais e 11% falavam em investir menos.
Mesmo com confiança no plano e na vitória de FHC, os empresários estão prevendo uma inflação relativamente alta para os último trimestre. 57% acreditam que a inflação ficará entre 2% e 5% mensais.

Texto Anterior: Varejo teme reajustes e prevê inflação alta
Próximo Texto: Empresários esperam reforma do Estado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.