São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a polêmica no museu

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

A crise do Masp começou com a saída de Edmundo Monteiro em dezembro de 1993. O vice, Hélio Dias de Moura, assumiu então a diretoria ao lado de Mário Pimenta Camargo.
O conservador-chefe, Fábio Magalhães, se desentendeu com a nova diretoria e, em 25 de março, pediu demissão. Sua saída gerou protestos; grupo de mais de 300 intelectuais, entre os quais o candidato do PSDB à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, assinou manifesto contrário a ela.
Assembléia foi convocada para discutir a crise em 4 de abril. Pouco antes da assembléia, Moura e equipe renunciaram, dizendo que havia movimento por parte de alguns sócios para que nova eleição de diretoria fosse convocada.
Eleição foi marcada para o dia 19 e José Mindlin foi escolhido por 19 votos a 15. Magalhães voltou ao cargo.
Em maio, Camargo propôs ação para anular a assembléia que elegeu Mindlin. Apontando três irregularidades, o juiz da 37ª Vara Cível, José Zoega Coelho, deu sentença favorável à anulação em 3 de setembro. Acatou também pedido de liminar (ação preventiva) que queria suspensão imediata dos efeitos da assembléia –ou seja, a deposição de Mindlin e equipe.
Contra a liminar, Mindlin pediu mandado de segurança, alegando que o museu sofreria com as trocas de diretoria. O mandado foi concedido. Contra a sentença, Mindlin entrou com recurso que será julgado pelo Tribunal de Justiça.
O mandado favorável a Mindlin pode ser estendido até que o recurso seja julgado. Camargo briga na Justiça para que o presidente do conselho (formado pelos 60 sócios), Roberto de Abreu Sodré, assuma a diretoria durante o período.
Mindlin e Sodré, em consequência, se polarizaram. Agora, começam a procurar os sócios para apoio. Mas, com o recurso sendo julgado, não se pode convocar eleição de nova diretoria.
(DP)

Texto Anterior: SAIBA QUEM É QUEM NAS FACÇÕES DO MASP
Próximo Texto: Carlos Lyra planeja reconstruir entidade no novo prédio da UNE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.