São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe encontra colônia gigante de bactérias sob o fundo do mar

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Escavações no fundo do mar revelaram a existência de colônias de bactérias desconhecidas cuja massa pode chegar a 10% da massa de todos os seres vivos na Terra.
As bactérias foram encontradas a 500 metros abaixo do fundo do oceano Pacífico, onde não há ar e nenhum outro ser vivo para servir de alimento.
Segundo John Parkes, da Universidade de Bristol, Reino Unido, as bactérias vivem de gás metano e de fósseis sedimentados.
O bacteriologista, que publica a descoberta hoje na revista "Nature", diz que a colônia de bactérias encontrada é muito extensa e prospera sem dificuldades, apesar de os sedimentos em que vivem estarem compactados a ponto de serem duros como rocha.
"Alguns dos sedimentos têm 4 milhões de anos", disse Parkes.
"Não há dúvida de que as bactérias estão usando parte da matéria orgânica depositada entre os sedimentos."
Segundo o especialista, foram encontrados vários tipos de bactérias. Ele estima que o conjunto da massa dessas colônias chegue a 10% da massa de todos os seres vivos do planeta.
"Elas são aparentadas com bactérias que vivem perto da superfície, mas estão adaptadas ao ambiente sedimentar do fundo do mar", disse. "Elas podem, por exemplo, suportar altas temperaturas e pressões."
Parker acredita que organismos capazes de sobreviver em ambientes tão extremos podem ter importantes aplicações em biotecnologia, como na limpeza de derramamentos de petróleo ou de resíduos químicos.

Texto Anterior: Dados sobre a idade do Universo questionam teoria do "big bang"
Próximo Texto: Parlamento haitiano adia votação de anistia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.