São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara fixa data da volta

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos EUA decidiu ontem, por 27 votos a 18, estabelecer a data de 1º de março como limite para o retorno das tropas norte-americanas do Haiti.
O governo Clinton vem argumentando contra a imposição de qualquer data para a desocupação do Haiti, por considerá-la prejudicial à segurança dos soldados e ao sucesso de sua missão.
O assunto será levado ao plenário nos próximos dias. A oposição ao governo pretende votar por uma data anterior a 1º de março.
Observadores militares acham que a volta só poderá ocorrer no final de 1995, após as eleições que escolherão o sucessor do presidente Jean-Bertrand Aristide.
O jornal "The New York Times" afirmou ontem que o presidente Clinton autorizou o uso de US$ 5 milhões para a CIA neutralizar os adversários de Aristide após sua volta, programada para depois de 15 de outubro.
O dinheiro financiará propaganda e outras ações, com o objetivo de melhorar a imagem de Aristide e prejudicar a de seus inimigos.

Texto Anterior: Parlamento haitiano adia votação de anistia
Próximo Texto: O. J. Simpson rompe silêncio de 3 meses e diz sentir falta dos filhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.