São Paulo, terça-feira, 3 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Weffort quer 'fundaçãozinha' para Cultura

VINICIUS TORRRES FREIRE; GUSTAVO KRIEGER
DOS ENVIADOS ESPECIAIS A BRASÍLIA

O ministro da Cultura, Francisco Weffort, reafirmou ontem a intenção de criar uma fundação para gerenciar projetos culturais.
A nova fundação da Cultura, segundo o ministro, seria criada nos moldes da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A Fapesp é uma instituição-modelo na área de financiamento da pesquisa científica.
"A hora é de somar. Se podemos criar uma fundaçãozinha e arrecadar mais US$ 120 milhões, por que o pessoal da cultura vai ser contra? Para sofrer mais?", perguntou Weffort.
O ministro não explicou como a fundação vai arrecadar recursos –disse que precisa discutir a estrutura do ministério com FHC.
Sobre a pasta, no entanto, disse que "não se mexe em time que está ganhando". Weffort passou a tarde de ontem reunido com Maria Delith Balaban, que deve ser sua secretária-executiva.
No seu discurso de posse, o novo ministro disse que a cultura "está no coração do problema do desenvolvimento brasileiro". O papel do Estado seria "desimpedir a capacidade criativa da sociedade e do mercado".
O novo ministro tomou posse na manhã de ontem em Brasília diante de uma platéia de professores dos departamentos de ciências sociais da USP e Unicamp e funcionários do ministério. Weffort é professor-titular de ciência política da USP.
O cineasta Neville d'Almeidaa, a artista plástica Tomie Ohtake e o prefeito de São Paulo, Paulo MaLuf, apareceram para cumprimentar Weffort.
(Vinicius Torres Freire e Gustavo Krieger)

Texto Anterior: Motta, 1º amigo de FHC, ataca ACM
Próximo Texto: Mário Soares diz que Itamar assume embaixada em Portugal em fevereiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.