São Paulo, terça-feira, 3 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curdos matam 19 na Turquia e lutam entre si no norte do Iraque

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Rebeldes curdos mataram 19 pessoas em uma vila no sudeste da Turquia, ao mesmo tempo em que a luta entre facções curdas rivais pode ter feito dezenas de vítimas no norte do Iraque.
A agência iraquiana INA afirmou que 472 pessoas –incluindo 42 crianças e uma mulher– morreram na luta na cidade de Arbil.
A luta é entre o Partido Democrático do Curdistão (KDP), liderado por Massoud Barzani, e a União Patriótica do Curdistão (PUK), de Jalal Talabani.
Já o ataque na Turquia foi obra do movimento separatista Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Segundo autoridades turcas, os rebeldes que atacaram a vila de Hamzali na província de Diyarbakir na noite de domingo mataram oito mulheres, sete crianças e quatro homens. Seis pessoas também foram feridas.
"Eu espero que esse incidente no primeiro dia do ano mostre a todos contra quem a Turquia tem de lutar", declarou o presidente turco, Suleyman Demirel.
Hamzali é uma vila que se recusa a apoiar os rebeldes e fornece guardas locais pagos pelo governo. Por esses motivos a vila é alvo constante do PKK.
A luta entre curdos no vizinho Iraque tem afetado a distribuição de ajuda aos refugiados, segundo funcionários das Nações Unidas. Pessoas que chegam a Mosul, a 90 km de Arbil, contam que centenas de pessoas estão abandonando a cidade, que é alvo de artilharia.
"A situação de segurança é ruim em Arbil em particular e tensa em outros pontos", diz Mohamed Zejjari, coordenador das Nações Unidas no Iraque.

Texto Anterior: Israel congela colônia judaica
Próximo Texto: Barry assume como prefeito de Washington
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.