São Paulo, sexta-feira, 6 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Só Você' faz viagem de carona pela Itália

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

Filme: Só Você
Direção: Norman Jewison
Elenco: Marisa Tomei, Robert Downey Jr., Joaquim de Almeida
Produção: EUA, 1994
Estréia: hoje, nos cines Olido 1, Bristol, West Plaza 4 e Butantã 1
Em seu novo filme, "Só Você", o diretor canadense Norman Jewison ("Feitiço da Lua") faz uma viagem pela Itália. A trama é simples: jovem (Marisa Tomei) desiste de seu casamento e decide percorrer belas paisagens italianas à procura de um amor que ela ainda não conhece, mas sabe seu nome (revelado em duas ocasiões, na infância e na adolescência). Encontra o figura e se apaixona também pelo país.
A viagem poderia ser bem melhor, não fosse a falta de criatividade do diretor (ou do roteirista), que pega carona em alguns clássicos que já usaram o Bel Paese como cenário.
A começar por "Candelabro Italiano" (Rome Adventure), do qual copia locações; profissão da protagonista (professora); perfil de personagem, como o "italian lover" que tenta se aproximar da protagonista (em "Candelabro", o papel é do recentemente falecido Rossano Brazzi; em "Só Você", o papel fica com o português Joaquim de Almeida).
As semelhanças prosseguem ainda no corte do cabelo e no nome das protagonistas: Faith (fé), em "Só Você", e Prudence (prudência), em "Candelabro". Se bem que, enquanto sobra fé em Faith, a prudência não é o forte de Prudence.
Já de "A Princesa e o Plebeu" (Roman Holyday), "Só Você" copia a clássica cena em que Gregory Peck e Audrey Hepburn colocam a mão dentro da "boca della verità" (escultura romana que possui uma réplica no saguão do edifício Itália, no centro de São Paulo).
Assim ficou fácil para Norman Jewison fazer sua comédia romântica bem água-com-açúcar. O elenco –mesmo não sendo do primeiro time– consegue desenvolver o clima de encontros e desencontros que dá mote ao filme e fazer dele algo divertido.
Mas deveria ser melhor, com certeza, principalmente para o público brasileiro, já que tem "Candelabro Italiano" disponível em vídeo.

Texto Anterior: 'Ouro dos Tolos' mostra a angústia gerada pelas mudanças na Rússia
Próximo Texto: Comédia faz de prostituta outra Cinderela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.