São Paulo, sábado, 7 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pipa vira símbolo da paz em campanha no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

A campanha pelo desarmamento no Rio transformará em símbolo da paz um dos códigos de comunicação do tráfico: a pipa, brinquedo usado pelas crianças de favela para dar informações às quadrilhas.
A idéia do pastor Caio Fábio, coordenador da campanha "Rio Desarme-se", é fazer um campeonato entre as favelas para premiar a pipa mais bonita e que mais incentive a paz.
A campanha do desarmamento conseguiu recolher 48 armas nas favelas de Acari e Parada de Lucas. Segundo Caio Fábio, o trabalho foi prejudicado pela subida do Exército aos morros.
"Os traficantes perderam o medo do Exército e partiram para o confronto, por isso não entregam mais armas", afirmou.
A pipa (losango de papel de seda colado em palitos e que também é chamado de papagaio) é empinada no céu quando crianças –"olheiros" do tráfico– percebem a chegada da polícia.
A campanha incentivará o uso da pipa sem cerol –mistura de cola com pó de vidro que as crianças passam na linha para cortar a pipa do adversário. A favela vencedora do concurso receberá 500 pipas.

Texto Anterior: 'Exército é ingênuo', afirmava
Próximo Texto: Presidente sanciona lei de biossegurança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.