São Paulo, sábado, 7 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Aparição' de santa atrai 15 mil para cidade do CE

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A Polícia Militar do Ceará estima que cerca de 15 mil pessoas deverão visitar hoje a localidade de Brejos, em Baturité (112 km ao sul de Fortaleza). Elas vão acompanhar o fenômeno que está sendo interpretado como a aparição de Nossa Senhora do Rosário.
A "aparição", prevista pelo vidente José Ernani dos Santos, 25, já teria ocorrido quatro vezes no ano passado. A última teria sido em 8 de dezembro.
Pelo menos 150 ônibus já foram alugados em Fortaleza por pessoas que viajarão hoje para Baturité.
A PM destacou 75 homens para organizar o acesso ao local.
A versão mística do fenômeno é contestada por um documento do CPU (Centro de Pesquisas Ufológicas do Ceará), que afirma tratar-se de "um dos maiores fenômenos de visita de objetos voadores não-identificados (OVNI) já ocorridos no planeta Terra".
Por orientação do arcebispo de Fortaleza, d. Aloísio Lorscheider, Santos não está concedendo entrevistas. Lorscheider esteve em retiro espiritual durante toda a semana e não foi localizado.
Segundo a mulher do vidente, Francisca Martins dos Santos, 25, a santa começou a aparecer para seu marido em 23 de abril de 1993, durante uma sessão de orações do grupo católico do qual faziam parte, em Fortaleza.
"Durante seis meses, Nossa Senhora pediu segredo das suas aparições ao meu marido. Depois, pediu que ele procurasse o padre Andrade, em Baturité, para combinar a forma de ela aparecer lá", diz.
A primeira "aparição" teria ocorrido no dia 3 de setembro do ano passado e atraiu cerca de mil pessoas ao sítio Escondido, em Brejos (9 km de Baturité). Nossa Senhora foi descrita por Silva como "uma jovem de aproximadamente 19 anos, rosto e nariz afilados, boca em forma de coração, cabelos castanhos e olhos azuis".
Como mensagem, Santos, que pertence à Renovação Carismática (movimento tradicionalista da Igreja Católica), disse que Nossa Senhora pediu aos padres "que não se envolvam com política nem com materialismo".
O fenômeno teria voltado a ocorrer em outubro, novembro e dezembro, sempre às 14h.
Na última vez, cerca de 12 mil pessoas de diversas partes do país, segundo a PM, estiveram presentes. Somente Santos diz ver e escutar as mensagens da santa durante as "aparições".

Texto Anterior: Criação de curso superior passa a conselho
Próximo Texto: Casa na zona leste guarda história de aparição de 1957
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.