São Paulo, domingo, 8 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo prepara lei para coibir manobras

JOSIAS DE SOUZA; LILIANA LAVORATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo prepara uma lei para coibir a remessa ilegal de dinheiro para o exterior por empresas multinacionais. A proposta será remetida ao Congresso.
O projeto está sendo elaborado por uma comissão. Ela é integrada por técnicos da Fazenda e da Indústria e Comércio, além do BC.
O grupo de trabalho foi composto pelo ex-ministro Ciro Gomes (Fazenda), aconselhado pelo então presidente do BC, Pedro Malan, hoje ministro da Fazenda.
O principal objetivo da proposta é criar mecanismos que impeçam a prática dos chamados "preços de transferências", hoje a principal manobra utilizada pelas empresas.
No documento reservado do BC, o governo reconhece que não possui mecanismos apropriados "nem para cobrar os tributos nessas operações".
A idéia é seguir a experiência dos países desenvolvidos, que adotaram critérios para determinar o preço adequado dos bens exportados e importados.
Assim, as empresas teriam dificuldades de subfaturar ou de sobrefaturar preços nas transações que realizam com suas coligadas no exterior.
Há ainda a hipótese de o governo adotar o chamado "imposto presumível". Quando uma empresa praticasse preços fora da realidade de mercado, o governo passaria a arbitrar o imposto com base em percentuais que considerasse realistas.
Hoje, o controle dessas operações é feito pela Receita Federal e pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria e Comércio).
A Receita fiscaliza as operações comerciais e financeiras com o exterior para evitar sonegação de impostos e a Secex identifica possíveis transações de fuga de capitais.
Segundo a análise do BC, os casos envolvendo preços de transferência ainda não são tratados de forma sistemática pelo governo.
A Receita começou a treinar grupos da Inteligência Fiscal para atuar nesta área depois que aumentou o número de fraudes.
(Josias de Souza e Liliana Lavoratti)

Texto Anterior: BC apura evasão fiscal em remessa de lucro
Próximo Texto: Veja o que são os preços de transferência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.