São Paulo, domingo, 8 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil ganha troféu de jogatina

CLAUDIA GONÇALVES

No final de outubro de 1994, 20 pessoas de nacionalidades diferentes reuniram-se para um cruzeiro pelo rio Reno. Turismo? Que nada. A viagem teve um só propósito: disputar o segundo campeonato mundial de rummikub (pronuncia-se râmikâb), jogo israelense que mistura buraco, mexe-mexe, xadrez, dominó e pôquer. Entre as duas dezenas de fãs da jogatina estava a paulistana Eliane Besen, 30, que trouxe o troféu de vice-campeã para o Brasil.
"Não imaginava ser tão boa. Fiquei com medo de passar vergonha", diz, sem falsa modéstia. Atualmente, o raciocínio rápido de Besen está voltado para o lado oculto do rummikub: ela e alguns amigos esotéricos estudam a possibilidade de o jogo servir como oráculo –tal qual o tarô.
Sem descuidar da parte prática da coisa, nossa melhor rummikubista já pensa no próximo campeonato, em 1997. "Há grandes chances de o torneio ocorrer no Brasil", anima-se Besen. Os interessados em participar do campeonato nacional podem entrar em contato com Darcy Itiberê pelos telefones (011) 815-6168 e 813-0385.

Texto Anterior: Ela se rende ao negócio da carne
Próximo Texto: Bendita da Silva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.