São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério da Saúde reduz pagamentos a 186 cidades

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Saúde vai reduzir a partir de fevereiro os pagamentos para hospitais de 186 cidades de São Paulo, onde há indícios de desvio de dinheiro público.
Nessas cidades, todas com menos de 30 mil habitantes, os números de internações e consultas são maiores que a média no país.
A média de internações no Brasil é de 10% da população ao ano. Algumas cidades internam até 40% da população ao ano. "É claro que existem problemas", disse o ministro da Saúde, Adib Jatene.
O governo não informa em que cidades há indícios de desvios. O ministro Jatene também não soube dizer quanto o governo gasta a mais por conta das irregularidades.
A lista de hospitais suspeitos será feito com base nas AIHs (Autorização de Internação Hospitalar).
Os municípios que usarem uma quantidade de AIHs maior que 10% da população, receberão pela média apurada pelo Ministério.
Por exemplo: uma cidade de 30 mil habitantes onde há suspeitas de irregularidades passará a receber AIHs suficientes para internar 3.000 de seus habitantes ao ano.
O ministro disse que a medida deve gerar "enorme confusão".
Os hospitais que tiverem pagamentos reduzidos terão que provar que não cometem irregularidades.
Caso a medida dê os resultados esperados pelo governo, o pagamento pelas médias será ampliado para toda a rede do SUS (Sistema Único de Saúde).

Texto Anterior: Ministro suspende a portaria sobre cigarro
Próximo Texto: Vigilância Sanitária faz prevenção em condomínio na Barra da Tijuca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.