São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitória hoje dá o título para a Cesp-Unimep no basquete

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Nossa Caixa-Ponte Preta e Cesp-Unimep voltam à quadra esta noite para a terceira e decisiva partida da série melhor de cinco das finais do Campeonato Estadual Feminino de Basquete.
O confronto começa às 21h, no ginásio do Taquaral, em Campinas, casa da Nossa Caixa.
Vencedora nas duas primeiras partidas da decisão, a Cesp, de Piracicaba, conquista o título com nova vitória hoje.
A Nossa Caixa precisa vencer para adiar o final da série. Caso isso ocorra, o quarto jogo será em Piracicaba, sexta-feira. O time de Campinas necessitará ainda de nova vitória para provocar o desempate, domingo, em São Paulo.
A equipe da Cesp surpreendeu a adversária nas duas primeiras partidas da decisão. Sábado, em Piracicaba, ganhou com 28 pontos de vantagem (103 a 75).
A precisão nos arremessos foi decisiva. O time teve 73% nos arremessos de três pontos (8 certos em 11 tentativas) e de 87% nos lances livres (27 certos de 31).
No domingo, depois de estar perdendo por diferença de 17 pontos no segundo tempo, reagiu e terminou à frente por 100 a 98.
Conseguiu índices de 61% nas bandejas (22 completadas corretamente de 36) e de 56% nos lances de três pontos (9 certos em 16 tentativas). Roubou bolas importantes nos momentos decisivos do segundo tempo.
O técnico Antônio Carlos Barbosa, 49, que esteve afastado do basquete e retornou no ano passado com a Cesp, tenta chegar ao título paulista pela primeira vez em sua carreira. No comando do Bauru Tênis Clube, ele conseguiu cinco vice-campeonatos consecutivos de 1976 a 80.
"Estamos em vantagem, mas nada está ganho. Não podemos perder a concentração", disse Barbosa, evitando manifestar excesso de confiança.
A técnica Maria Helena Cardoso, 54, atual bicampeã paulista, confia na capacidade de reação da Nossa Caixa. "Dependemos exclusivamente da nossa força. É difícil, mas temos condição de vitória", afirmou.
A pivô Karina, destaque do time de Campinas, promete muito empenho. Destacou que "acreditar" é a palavra-chave da sua equipe para o jogo desta noite.
Sete das campeãs mundiais pelo Brasil na Austrália-94 participam da partida. Três delas jogam na Cesp (Paula, Adriana e Alessandra). Quatro são da Nossa Caixa (Hortência, Helen, Ruth e Roseli).
A equipe da Nossa Caixa está tentando ser campeã paulista pela terceira vez consecutiva.
O time da Cesp se empenha na tentativa de levar o título de volta para Piracicaba, o que não ocorre desde a temporada de 1986, quando a campeã foi a Unimep.

NA TV Manchete, ao vivo, às 21h

Texto Anterior: São Paulo abandona o preciosismo em Socorro
Próximo Texto: Paula busca o tri contra equipe pela qual foi bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.