São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governistas rejeitam secretaria para cargos

LUCIO VAZ; DANIEL BRAMATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os líderes dos partidos governistas começaram ontem a bombardear a idéia de uma secretaria formada por políticos para ajudar o Planalto a distribuir os cargos do segundo e terceiro escalões.
Na prática, avaliam que haverá intermediários demais para uma decisão que, em última instância, será tomada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.
"Essa idéia não vai prosperar", disse o presidente nacional do PP, Álvaro Dias. Ele se recusou a comentar a possibilidade de indicar nomes para o novo órgão.
Os aliados do governo prevêem conflitos entre os quatro representantes dos partidos que vão integrar a secretaria. Muitos dos cargos deverão interessar a mais de uma bancada no Congresso.
Não haverá como arbitrar este conflito sem a participação de FHC, dizem as lideranças governistas.
O líder do PL na Câmara, Valdemar Costa Neto (SP), tem a mesma opinião: "Um assunto desses conduzido por várias pessoas não tem bom resultado".
Lideranças do PFL não acreditam na fórmula e prevêem que a prática vai demonstrar que a coordenação não terá poder de decisão.
A secretaria seria ocupada por ex-parlamentares indicados pelos líderes partidários. Os nomes mais cotados são os de Jonival Lucas (PMDB-PA), Jonas Pinheiro (PTB-AP) e Wilmar Dallagnol (PFL-SC). José Abrão (PSDB-SP) seria o único parlamentar com mandato a integrar a secretaria.
Mas Costa Neto acha que haverá tempo para o presidente encontrar uma fórmula: "A briga começa em fevereiro (data do início dos trabalhos no Congresso). Seguraram as nomeações até a chegada dos novos deputados", diz.
O líder do PL não esconde que o partido quer negociar: "Todos querem ocupar espaço no governo. O PFL está onde chegou porque teve muitos cargos", avalia.
"Ajudamos a ganhar a eleição. Queremos ajudar a governar", argumenta Álvaro Dias.

Texto Anterior: Lopes apontou tendência à queda
Próximo Texto: FHC não sabe como aliar promessas e pão-durismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.