São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai preço da carne só no atacado

DA REPORTAGEM LOCAL

A queda de 26% no preço da arroba (15 quilos) do boi gordo, registrada nos dois últimos meses, não foi repassada para o cliente do açougue e do supermercado.
A pesquisa foi divulgada pelo Sindicato Nacional dos Pecuaristas de Gado de Corte (Sindipec).
Enquanto o preço da arroba caiu, a carne de primeira subiu, em média, 7,11% nos açougues e 4,15%, nos supermercados, durante o mesmo período, informa pesquisa do Sindipec.
Para a entidade, os varejistas aumentaram desproporcionalmente suas margens de lucro, depois da implantação do Plano Real.
"É um absurdo essa acusação", diz Manuel Henrique de Farias Ramos, presidente do Sindicato dos Varejistas de Carnes Frescas do Estado de São Paulo.
Segundo ele, os açougueiros mantiveram suas margens brutas de lucro, entre 20% e 25% sobre o preço final da carne, e estão repassando a redução de preços para o consumidor.
O sindicato dos varejistas não tem uma pesquisa que comprove que os preços baixaram para os seus clientes.
Ramos admite, porém, que esse repasse não é proporcional. O primeiro é que, do peso total de um boi, a carne representa 40%.
O outro motivo, diz Ramos, é que o preço final da carne é influenciado pela procura pelo tipo de corte.

Texto Anterior: Indústrias elevam taxas de juros
Próximo Texto: No câmbio, relaxar e esperar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.