São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura divulga pacote de novos programas

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Cultura continuará investindo no público infanto-juvenil durante o ano. Anteontem à tarde, a emissora divulgou um pacote de programas que planeja produzir e lançar até o fim do primeiro semestre.
A maioria tem por alvo crianças e adolescentes –exatamente como "O Mundo de Beakman", "Castelo Rá-Tim-Bum" e outras atrações que a Cultura exibe desde 94 e que lhe rendem o terceiro lugar em audiência na Grande São Paulo.
Os lançamentos incluem, porém, programas mais "sisudos", que tendem a agradar os adultos, sobretudo aqueles que gostam das chamadas ciências humanas.
Conheça, a seguir, os destaques do pacote. As datas de estréia e os horários de exibição ainda estão indefinidos.
"Historinhas do Brasil" – Série diária em 20 episódios, cada um com 15 minutos de duração. Vai misturar recursos de computação gráfica e imagens de arquivo para contar acontecimentos significativos da história brasileira. Por exemplo: abolição dos escravos e proclamação da República.
O videomaker Marcelo Tas idealizou o programa e deverá apresentá-lo. O público preferencial são crianças de 7 a 12 anos.
"Escolinha de Esportes" - Série diária com 30 episódios de 15 minutos. Pretende estimular a prática esportiva entre crianças e jovens, principalmente as maiores de 6 anos e os menores de 17.
Valendo-se de linguagem jornalística, cada episódio explicará as regras de um determinado esporte –do basquete à natação, do vôlei às lutas marciais.
"Fundo do Mar" - Série diária com 20 episódios de 15 minutos. Tem por meta transmitir noções de educação ambiental para crianças entre 7 e 12 anos. Vai mesclar técnicas de animação com recursos de computação gráfica.
"Senta que Lá Vem História" - Série diária em 60 episódios. Cada um terá duração máxima de cinco minutos. Contará pequenas histórias infantis com ajuda de panelas, bacias, louças e outros objetos domésticos.
Os temas irão remeter à cultura oriental, ao folclore brasileiro ou ao dia-a-dia de crianças entre 3 e 7 anos.
"Em Voz Alta" - Documentário com seis episódios de 30 minutos. Mostrará como vivem os jovens no Brasil, Alemanha, Colômbia, Cuba, México e Panamá.
Os entrevistados irão falar sobre amizade, drogas, relações com adultos, ídolos, ideais, sexualidade e tempo livre. A produtora alemã Transtel coordena o projeto.
"Brasileiríssima" - Documentário com cinco episódios de 60 minutos. Vai resgatar a obra de Sílvio Romero, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e outros intelectuais que influenciaram o pensamento social do país em diferentes períodos da história.
Sucessão Desde o início de janeiro, Renato Alves Bittencourt responde provisoriamente pela presidência da Fundação Padre Anchieta, que administra a Cultura.
O executivo substitui Roberto Muylaert, novo secretário da Comunicação Social.
O Conselho Curador da fundação deve realizar eleições para a presidência até o fim de abril, conforme determinação estatutária.

Texto Anterior: 'Eu dou muito valor ao que é brasileiro'
Próximo Texto: Górecki faz música sacra com política
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.