São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tubarão estraga lazer aquático no Estado

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Os constantes ataques de tubarões no litoral de Pernambuco levaram o governo a proibir a prática do surfe, windsurfe, "bodyboarding" e caiaque em nove trechos do litoral do Estado.
Entre as praias com restrição aos esportes estão a de Boa Viagem, a mais frequentada entre todas de Recife, e de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (18 km ao sul de Recife).
A proibição atinge ainda pontos do litoral do município do Cabo (31 km ao sul de Recife) e de Olinda (6 km ao norte de Recife).
Desse total de ataques, três aconteceram em dezembro passado. Uma das vítimas morreu.
Não há confirmação de ataques a banhistas por enquanto, mas segundo o especialista em tubarões, Fábio Hazin, todo cuidado no mar é pouco.
Ele recomenda aos banhistas que não ultrapassem a linha de arrebentação ou os arrecifes, proteções naturais contra esses animais.
Outra providência é evitar entrar no mar com ferimentos, já que o sangue atrai os tubarões. Urinar ou defecar na água também não é recomendado.
Ainda nesta semana, bandeiras de alerta e placas indicativas deverão ser instaladas nas áreas de risco do litoral pernambucano.
Uma campanha educativa voltada aos turistas, surfistas e banhistas também será realizada. Está prevista a distribuição de folders e cartazes.

Texto Anterior: Cuidado na alimentação, há cólera
Próximo Texto: Cumbica faz 10 anos e transporta 66 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.