São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Militantes buscavam 'revolução'

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os integralistas não se viam como reacionários. Acreditavam que representavam uma "revolução" capaz de construir uma nova identidade nacional.
O Datafolha revelou, na véspera da instalação do Congresso Constituinte, em 1987, que só 1% dos parlamentares se definiu como de direita. Pesquisa do Diap (Departamento Intersindical de Assessria Parlamentar) sobre a atual legislatura indica que se dizem de direita apenas 3% dos congressistas.
O cientista político Leôncio Martins Rodrigues, da Universidade de São Paulo, atribui o tabu a um aparente desprestígio de certos princípios baseados no individualismo.
Em São Bento do Sapucaí (SP), onde nasceu, uma conferência, na próxima sexta-feira, terá como tema "O Conceito de Democracia-Cristã na Obra de Plinio Salgado".
Ora, o chefe da AIB só empregou essa expressão em 1945, em conferência feita em Coimbra (Portugal), e a idéia de democracia cristã foi colocada em prática, no Brasil, por católicos sem qualquer vínculo com o integralismo.
(JBN)

Texto Anterior: Líder direitista faria cem anos
Próximo Texto: Quércia e Fleury duelam para se recuperar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.