São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciência estuda efeitos no corpo

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de efeitos mais evidentes –como interferência na captação das ondas de rádio nos carros–, os cientistas estudam também as possíveis implicações dos campos eletromagnéticos das torres de rádio e televisão nos organismos.
A alta concentração de ondas eletromagnéticas provoca um aquecimento em partes "sensíveis" do corpo humano, como cérebro, olhos e testículos.
Embora exista consenso sobre a existência de uma "poluição" causada pelas ondas eletromagnéticas, há muita controvérsia sobre a extensão ou o tipo de danos físicos que possam causar.
Estudos com animais de laboratório sugerem que a radiação poderia interferir na produção de substâncias do cérebro que controlam os ritmos biológicos diários das pessoas.
Outra consequência possível, de acordo com estudos laboratoriais, seria a redução da capacidade das células brancas do sangue de eliminar células de tumores.
O aumento da temperatura do corpo é um efeito que pode ser causado pela radiação, dependendo do tempo e frequência a que se esteja sujeito às ondas.
Cérebro, olhos e testículos seriam partes do organismo mais suscetíveis ao eletromagnetismo, devido à sensibilidade ao calor e à posição que ocupam no corpo.

Texto Anterior: Construção terá 4 antenas
Próximo Texto: Restaurantes têm jardins e loja afrodisíaca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.